A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento que vem para substituir o modelo atual de Registro Geral (RG) no Brasil, trazendo uma série de melhorias e facilidades para os cidadãos.
De acordo com informações do Money Times, o RG tradicional continuará válido até o dia 28 de fevereiro de 2032, a partir de quando o novo documento passará a ser obrigatório para todos os brasileiros.
No entanto, a boa notícia é que os brasileiros com mais de 60 anos têm o direito de conseguir a nova identidade totalmente de graça.
Como funciona o NOVO RG?
A grande mudança que a CIN trará será a substituição do número do RG para o CPF e um QR Code para identificação eletrônica, tanto online quanto offline.
Isso significa que não será mais necessário ter um número de RG separado do CPF, pois apenas o CPF será utilizado.
Segundo o site oficial do governo, todos os RGs emitidos nos formatos antigos serão válidos até 28 de fevereiro de 2032, dando cerca de uma década para que todos atualizem seus documentos, como mencionado anteriormente.
Além disso, a nova carteira de identidade (CIN) será impressa sem diferenciar Nome e Nome Social e não incluirá a designação de sexo, visando maior inclusão da comunidade LGBTQIA+.
Como emitir o NOVO RG sem pagar nada?
Para solicitar a CIN, é preciso ir aos institutos de identificação. Após a impressão, será possível acessar a versão digital pelo aplicativo do GOV.BR. Vale ressaltar que a primeira via da CIN é gratuita, a menos que o cidadão opte pela versão em policarbonato.
Logo, nem só idosos com mais de 60 anos poderão tirar o novo rg gratuitamente. No entanto, em caso de perda, será necessário pagar pela emissão do documento.
Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins
O que fazer com o RG atual?
O Registro Geral continuará válido até fevereiro de 2032. Isso significa que ainda há bastante tempo para solicitar o novo documento antes que o RG deixe de ser aceito. Além disso, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá um prazo de validade que varia conforme a idade da pessoa, então é importante estar atento!