Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de revisar os cadastros de benefícios do INSS para garantir que os programas estejam em linha com o Orçamento e as normas atuais.
O objetivo é evitar erros e melhorar a eficiência dos gastos públicos. A Ministra do Planejamento, Simone Tebet, também já havia indicado que essas revisões orçamentárias não afetariam as obras em saúde e educação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ao longo deste artigo, veremos os desdobramentos sobre a revisão dos cadastros e quem será afetado?
Impacto da decisão de HADDAD sobre pente-fino do INSS
A revisão dos benefícios do INSS, conhecida como “pente-fino“, pode resultar em uma economia significativa para o governo, estimada entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões para o Orçamento de 2025. Esses recursos são essenciais para cumprir a meta fiscal do país, que visa um equilíbrio orçamentário sem déficits ou superávits.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância de preparar e implementar essa revisão para garantir que todas as ações governamentais estejam alinhadas com o orçamento previsto.
O Ministério do Planejamento já definiu os limites de gastos para 2025 e Haddad participa ativamente desse processo, trabalhando junto com outros ministros para garantir a eficiência na alocação dos recursos e a conformidade com as diretrizes fiscais.
Como consultar o benefício do INSS?
Para consultar o número do seu benefício do INSS pelo CPF, você pode usar várias opções.
Primeiro, acesse o portal Meu INSS, faça login com seu CPF e senha do gov.br e você poderá ver o número do benefício e outras informações relacionadas.
A mesma consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, onde o processo é semelhante: faça login e você encontrará o número do benefício na tela inicial.
Outra maneira de obter essas informações é ligando para a central de atendimento pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado.
Basta informar seu CPF e seguir as instruções para receber o número do benefício. Além disso, você pode ir a uma agência do INSS, onde apresentando seu CPF e documentos, poderá consultar seu benefício diretamente com um atendente.
Calendário de pagamentos do INSS e julho
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de julho;
- Final 2: 25 de junho;
- Final 3: 29 de julho;
- Final 4: 30 de julho;
- Final 5: 31 de julho;
- Final 6: 1 de agosto;
- Final 7: 2 de agosto;
- Final 8: 5 de agosto;
- Final 9: 6 de agosto;
- Final 0: 7 de agosto.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de agosto;
- Finais 2 e 7: 2 de agosto;
- Finais 3 e 8: 5 de agosto;
- Finais 4 e 9: 6 de agosto;
- Finais 5 e 0: 7 de agosto.