Já é uma prática bastante difundida entre os brasileiros o ato de incluir o CPF na nota fiscal. Isso se dá, sobretudo, devido aos benefícios únicos que podem ser obtidos através desta simples atividade.
Quer saber como participar e quais são esses benefícios? Continue lendo para descobrir o passo a passo de como se envolver e quais as vantagens você pode começar a aproveitar hoje mesmo.
Qual é o propósito do CPF na nota fiscal?
A inclusão do CPF na nota fiscal é uma iniciativa promovida pelos governos estaduais com o objetivo de exercer um controle mais efetivo sobre a tributação fiscal do comércio, especificamente o ICMS, e também para combater a evasão fiscal.
Ainda que seja uma medida voltada para o controle fiscal, essa prática também proporciona benefícios concretos para os cidadãos, tais como descontos, resgates, prêmios e muito mais.
Quais são os benefícios de incluir o CPF na nota fiscal?
Os benefícios proporcionados pela inclusão do CPF na nota fiscal podem variar de acordo com o estado, conforme informações disponibilizadas pelo portal Serasa.
Em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais pode resultar em um desconto de até 10% no valor do IPVA do ano seguinte. Já nos municípios do Rio de Janeiro, Manaus e Salvador, o desconto é aplicado no IPTU.
Mas os benefícios não param por aí. Ao adicionar o CPF na nota, você se torna elegível para participar de sorteios que distribuem prêmios que variam de R$ 5 mil até R$ 1 milhão.
Esses sorteios ocorrem mensalmente e as notas fiscais dos consumidores são sorteadas. Assim, quanto mais notas você acumular, maiores serão suas chances de ganhar o prêmio milionário.
Outra vantagem é a possibilidade de resgatar créditos acumulados a cada seis meses em alguns programas como Nota Paraná, Sua Nota, Show, da Bahia, Dinerama, Dinheiro na Nota, OlaNota.
O programa “Dinheiro na Nota” permite que o cidadão converta suas notas em dinheiro e ainda participe de sorteios. Já o OlaNota oferece a mesma possibilidade de conversão em dinheiro, além de permitir o uso dos créditos para participar de jogos que multiplicam pontos.
Por fim, o Dinerama é um aplicativo que oferece cashback para compras realizadas em supermercados e lojas de conveniência por todo o país.
Em quais estados é possível incluir o CPF na nota fiscal?
Os estados que oferecem este programa são:
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
Portanto, se você reside em um desses estados, aproveite a oportunidade de obter benefícios ao incluir seu CPF na nota fiscal. É uma ação simples que pode render excelentes vantagens para você.
Benefícios de colocar o CPF na nota
Agora que já sabemos o que é o CPF na nota fiscal, vamos entender quais são os principais benefícios que você pode conquistar com ele.
Descontos
O primeiro benefício de informar o seu CPF na nota fiscal são os descontos que alguns estabelecimentos oferecem. Com o acúmulo de notas fiscais com o mesmo CPF, você pode acessar um desconto de até 10% no valor do seu IPVA para o ano seguinte. Há também estados que oferecem descontos no pagamento do IPTU.
Prêmios
Outro benefício importante são os prêmios que alguns estados oferecem. As premiações vão de 5 mil a 1 milhão de reais e são baseadas nas notas fiscais. Portanto, apenas aqueles consumidores que inseriram o seu CPF podem participar dos sorteios.
Resgate de créditos
Existem estados que, além dos descontos, têm programas que permitem que o consumidor resgate seus créditos acumulados ao longo de, no mínimo, seis meses. Além disso, em alguns lugares, os pontos acumulados podem ser convertidos em recargas para celular, ingressos para shows, entre outras opções.
Melhora do score de crédito
Ao inserir o seu CPF na nota fiscal, você aumenta o volume de movimentações financeiras em seu nome, o que faz com que você seja visto como um bom pagador pelo mercado financeiro. Isso pode contribuir para aumentar o seu score de crédito e, no futuro, ter acesso a empréstimos e serviços financeiros com mais facilidade.