Direitos do TrabalhadorGeralINSS

Bênçãos chegando para aposentados de número 1 a 0: Grande VITÓRIA do INSS 100% confirmada para milhões

Bênçãos SEM FIM chegando para aposentados de número 1 a 0: Grande VITÓRIA do INSS 100% confirmada para milhões
Imagem: Montagem/Revista dos Benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um programa do governo brasileiro que oferece benefícios e aposentadoria para trabalhadores de carteira assinada. No dia 31 de janeiro de 2024, uma grande vitória foi confirmada pelo INSS, trazendo bênçãos para aposentados e pensionistas.

A saber, o INSS possui um calendário de pagamento que estabelece as datas em que os benefícios serão liberados. Essas datas variam de acordo com o valor recebido pelo segurado e o número final do NIS (Número de Identificação Social).

Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o pagamento é dividido em grupos. Por exemplo, no dia 31 de janeiro de 2024, os segurados que possuem o número final do NIS igual a 5 receberão o pagamento.

Já aqueles que possuem o número final do NIS de 1 a 4 já foram agraciados com o benefício. Os demais segurados devem aguardar os próximos dias úteis para receberem o pagamento. É importante ressaltar que o calendário de pagamento do INSS é atualizado regularmente, por isso é fundamental ficar atento às atualizações para não perder nenhuma novidade.

Calendário de pagamentos do INSS

Veja as datas de pagamento de janeiro:

Para quem recebe um salário mínimo

  • Final 1: 25 de janeiro;
  • Final 2: 26 de janeiro;
  • Final 3: 29 de janeiro;
  • Final 4: 30 de janeiro;
  • Final 5: 31 de janeiro;
  • Final 6: 01 de fevereiro;
  • Final 7: 02 de fevereiro;
  • Final 8: 05 de fevereiro;
  • Final 9: 06 de fevereiro;
  • Final 0: 07 de fevereiro.

Para quem recebe acima de um salário mínimo

  • Finais 1 e 6: 01 de fevereiro;
  • Finais 2 e 7: 02 de fevereiro;
  • Finais 3 e 8: 05 de fevereiro;
  • Finais 4 e 9: 06 de fevereiro;
  • Finais 5 e 0: 07 de fevereiro.

Benefícios do INSS

O INSS oferece diversos benefícios para os segurados, entre eles aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte, entre outros.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um dos benefícios mais comuns do INSS. Para ter direito a esse benefício, é necessário ter atingido a idade mínima estabelecida por lei, que varia de acordo com o gênero. Atualmente, a idade mínima para as mulheres é de 60 anos, enquanto para os homens é de 65 anos.

Além da idade mínima, é necessário ter realizado o tempo mínimo de contribuição ao INSS, que também varia de acordo com o gênero. Para as mulheres, o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos, enquanto para os homens é de 20 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é destinada aos segurados que atingiram o tempo mínimo de contribuição ao INSS, independentemente da idade.

Esse benefício pode ser solicitado quando o segurado completa 35 anos de contribuição, no caso dos homens, ou 30 anos de contribuição, no caso das mulheres.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida aos segurados que se encontram incapacitados de forma total e permanente para o trabalho. Para ter direito a esse benefício, é necessário passar por uma avaliação médica do INSS, que irá determinar a incapacidade do segurado.

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício concedido aos segurados que se encontram temporariamente incapacitados para o trabalho devido a doença ou acidente. Para receber esse benefício, é necessário passar por uma perícia médica do INSS, que irá avaliar a incapacidade do segurado.

Salário maternidade

O salário maternidade é um benefício pago às seguradas do INSS que se afastam do trabalho devido ao parto ou adoção. Esse benefício pode ser solicitado a partir de 28 dias antes do parto, no caso das gestantes, e a partir da data da adoção, no caso das adotantes.

Pensão por morte

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado que faleceu. Os dependentes que têm direito a receber a pensão por morte são o cônjuge, o companheiro, os filhos menores de 21 anos ou inválidos, os pais e os irmãos não emancipados menores de 21 anos ou inválidos.

Quantidade de beneficiários do INSS

De acordo com informações, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas serão agraciados com o pagamento do INSS no ano de 2024.

Isso mostra a importância do programa para a população brasileira e a relevância de se manter atualizado sobre as novidades e mudanças relacionadas aos benefícios do INSS.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x