
Nos últimos meses, temos acompanhado de perto as discussões a respeito do programa de renegociação de dívidas do governo federal, o Desenrola Brasil.
Recentemente, o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou que o programa será estendido por mais três meses, até março de 2024. Essa decisão vem ao encontro do interesse da população em regularizar suas dívidas e proporcionar uma maior facilidade na negociação.
De acordo com o secretário Marcos Pinto, muitas pessoas ainda não visitaram a plataforma online do governo para aproveitar os benefícios do programa de renegociação.
Isso representa uma grande oportunidade a ser explorada. “A gente ainda tem uma grande oportunidade pela frente. O número de pessoas que ainda não visitaram a plataforma, e tem benefícios lá, ainda é muito grande“, afirmou o secretário.
O plano de extensão do programa
Com o objetivo de atender a essa demanda e facilitar a regularização das dívidas, o governo federal planeja enviar uma Medida Provisória ao Congresso Nacional nas próximas semanas para estender o programa Desenrola Brasil por mais três meses.
A equipe econômica trabalhará em conjunto com os bancos e a B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) para criar uma solução que elimine a necessidade de certificados na plataforma gov.br.
Além da extensão do programa, o Ministério da Fazenda tem planos de manter a plataforma de renegociação permanentemente disponível, mesmo após o término do Desenrola Brasil.
Essa decisão tem como objetivo facilitar futuras negociações entre credores e devedores. No entanto, é importante destacar que após o fim do programa, não haverá mais um limite para as taxas de juros nas renegociações, nem um fundo garantidor que assegura eventuais inadimplências nesses financiamentos.
“A gente não pretende manter o apoio do fundo garantidor, mas a gente pretende manter a plataforma disponível. Nos surpreendeu o número de renegociações à vista. Como o valor das dívidas é pequeno, muitas vezes o credor quer dar o desconto e o devedor estaria disposto a fazer o pagamento. Mas eles não se encontram e custa caro eles se encontrarem. A plataforma é o legado“, completou Marcos Pinto.
Benefícios da extensão do programa
Com a extensão do programa Desenrola Brasil, os cidadãos terão mais tempo para regularizar suas dívidas e aproveitar as condições especiais oferecidas.
A plataforma online do governo continuará sendo uma ferramenta importante para a negociação entre credores e devedores, garantindo agilidade e comodidade no processo.
No mais, a permanência da plataforma de renegociação mesmo após o fim do programa possibilitará que futuras negociações sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de criação de novos programas temporários.
Como aproveitar o Desenrola Brasil
Para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa Desenrola Brasil, é importante estar atento aos prazos e acompanhar as atualizações do governo. Acesse a plataforma online do governo, no site gov.br, e verifique se você possui dívidas elegíveis para renegociação.
Lembre-se de que a plataforma oferece benefícios exclusivos, como descontos e condições especiais de pagamento. Aproveite essa oportunidade para regularizar sua situação financeira e garantir mais tranquilidade no futuro.
