Brasileiros ficaram surpresos com um comunicado do Banco Central: desde o dia 04 de novembro, é possível fazer pagamentos por Pix por aproximação! No entanto, usuários sem chaves cadastradas não poderão aproveitar essa novidade.
Assim, os usuários do sistema poderão pagar suas contas e compras simplesmente aproximando o celular das máquinas de cartão de crédito e débito.
O Pix por aproximação não funcionará em certos modelos de celular? Nesta semana, entra em vigor o pagamento por Pix via aproximação.
Em entrevista ao G1, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, explicou que o pagamento funcionará de modo similar ao Google Wallet. “Assim como você usa a modalidade onde encosta o cartão de crédito e paga, poderá fazer isso com o Pix.”
Contudo, brasileiros sem chaves Pix cadastradas não poderão usar essa nova modalidade.
Pix agendado recorrente: opção torna-se obrigatória a partir deste mês
Agora, os brasileiros contam com uma nova funcionalidade do Pix: o pix agendado recorrente tornou-se obrigatório para todas as instituições financeiras.
Esse recurso permite agendar pagamentos regulares, como mesadas, pensões ou aluguéis. A obrigatoriedade já havia sido anunciada pelo Banco Central em dezembro de 2023.
Com o pix agendado recorrente, os usuários poderão programar pagamentos que ocorrem em intervalos definidos. O agendamento pode ser feito para pessoas físicas e jurídicas.
Entre os pagamentos possíveis estão: mesadas, doações e aluguéis entre pessoas físicas, além de pagamentos para empregados domésticos.
As instituições que ainda não oferecem esse recurso terão até abril de 2025 para se adaptar e implementá-lo.
Mudanças no Pix
Visando reduzir os riscos de golpes e fraudes entre os brasileiros, uma nova regra para transações Pix acima de R$ 200,01 entrou em vigor na sexta-feira (1/11).
As alterações já foram divulgadas pelo Banco Central.
O que é Pix?
Pix é um sistema de pagamento eletrônico instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil.
Com ele, é possível enviar dinheiro para qualquer conta bancária em até 10 segundos, diferentemente de outras formas de transferência, como DOC e TED, que podem demorar horas para serem concluídas.
O melhor é que esse sistema é gratuito para pessoas físicas. Porém, pode haver taxas para pessoas jurídicas, conforme as regras do BC e das instituições financeiras.
Como funciona uma Chave Pix?
A chave Pix é simplesmente a identificação de quem receberá dinheiro por esse método de pagamento.
Ou seja, você só recebe um Pix se tiver uma chave registrada em uma conta bancária ou de pagamentos, e só envia se o destinatário também tiver uma chave Pix.
Isso porque com o Pix não é preciso fornecer dados bancários para fazer transferências, apenas a chave que serve como essa identificação.
Mas, quantas chaves podem ser criadas?
Se você é pessoa física, por exemplo, pode registrar até 5 chaves PIX. Já pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves.
As opções de chave Pix disponíveis para registro são:
- CPF
- CNPJ
- Número de celular
- Sequência aleatória de números e letras
Entretanto, é importante lembrar que cada chave só pode ser vinculada a uma única conta. Então, para contas diferentes, é necessário usar chaves diferentes.
Agora, você deve estar pensando: Como administrar todas as minhas chaves Pix, se tenho várias contas? Hoje em dia, existem apps que ajudam a controlar suas chaves, como o Pix (disponível apenas para Android). Simples, não é?