Brasileiros festando! Trabalhadores poderão antecipar saque do FGTS para pagamento de passagem aérea da Gol e Azul
Gol e Azul vão permitir que cliente pague passagem aérea com antecipação do FGTS
A Gol e a Azul iniciaram a venda de bilhetes aéreos utilizando o empréstimo do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como método de pagamento. A iniciativa é uma colaboração entre as companhias e o banco digital Digio, pertencente ao Bradesco.
A Azul iniciou o uso do recurso em junho deste ano. Segundo a companhia, a conta do FGTS pode ser utilizada diretamente no aplicativo da mesma. Como se trata de um empréstimo, especialistas chamam a atenção para o perigo de se tornar endividado.
“Para utilizar essa forma de pagamento, o cliente precisa aderir à modalidade saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS provido pela Caixa Econômica Federal. No mesmo aplicativo, ele deverá autorizar o Banco Digio, que é o intermediário financeiro da parceria, a acessar as informações de saldo”, afirma a companhia.
Após esse processo, a solicitação de pagamento será avaliada e autorizada pela Caixa mediante consulta.
Na Gol, que divulgou a iniciativa esta semana, os clientes que possuem saldo no FGTS têm a possibilidade de antecipar até dez anos do benefício para comprar bilhetes aéreos, através de um empréstimo.
O saldo da conta do FGTS deve ser superior a R$ 300, e a aquisição deve ser feita com um mínimo de quatro dias de antecedência da data da viagem.
Gol e Azul vão permitir que cliente pague passagem aérea com antecipação do FGTS
Cristina Yoshida, responsável pelo Azul Fidelidade e por outras receitas da Azul, comemora a iniciativa. A Gol afirma que o pagamento antecipado do saque-aniversário representa uma grande chance para que mais brasileiros possam utilizar o transporte aéreo em suas próximas viagens.
“A ação integra o empenho da empresa em fornecer soluções que satisfaçam as demandas dos clientes, possibilitando que organizem suas viagens de maneira mais fácil e flexível”, informa um comunicado.
“Nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham mais possibilidades financeiras para seus momentos de lazer, utilizando recursos que já são delas sem comprometer a renda mensal ou criar dívidas futuras”, afirma o diretor financeiro do banco Digio, André Fonseca.
Veja como funciona
Em relação às compras feitas com a Azul, após a solicitação de pagamento através do FGTS, a Caixa pode demorar até 24 horas para finalizar a análise. Na seção “Minhas Viagens” do aplicativo da empresa, é possível verificar o estado da análise.
Se a Caixa rejeitar o pagamento através do FGTS, o cliente tem 12 horas para efetuar a compra de outra maneira, como por meio de cartão de crédito, débito ou Pix, por exemplo. Depois dessa data limite, a reserva será anulada.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroporto, diz que a modalidade é positiva para o setor.
“São inovações como esta que auxiliam as pessoas a viajar com mais frequência e incluem mais brasileiros no transporte aéreo. Ampliar a movimentação nos voos é importante para ajudar o crescimento da economia e aproximar as pessoas”, aponta.
Em um comunicado, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) esclarece que o empregado que escolhe retirar o saque-aniversário tem a liberdade de usá-lo como bem entender.
O benefício está disponível para todos os empregados formais. Não é preciso estar no mês de aniversário para obter o benefício. No entanto, o mês de contratação do empréstimo tem impacto no cálculo dos juros, já que o abatimento das prestações só ocorre no mês de aniversário do cliente.
Como Consultar o Saldo do FGTS?
Agora que você sabe quando pode sacar, é importante entender como consultar o saldo do FGTS. A Caixa Econômica Federal oferece algumas opções práticas para facilitar essa consulta.
Aplicativo FGTS
Uma das maneiras mais simples de consultar o saldo é através do aplicativo FGTS. Veja como:
- Baixe o Aplicativo: Disponível para Android e iOS.
- Crie uma Conta: Caso ainda não tenha um cadastro, você pode criar um diretamente no aplicativo.
- Acesse com Gov.br: Você precisará autorizar o acesso utilizando sua conta Gov.br.
- Verifique o Saldo: Assim que entrar, o saldo estará disponível na tela principal.
Consulta pelo Site
Outra opção é acessar o site oficial da Caixa Econômica. Siga os passos:
- Acesse o Site: Vá até a seção de consulta do FGTS.
- Login: Use seu número do PIS e a senha cadastrada.
- Visualize seu Saldo: Após o login, você poderá ver o saldo disponível.
Consulta por SMS
A Caixa também oferece um serviço de SMS para consulta do saldo. Para isso, você deve:
- Cadastrar seu Número: Acesse o site da Caixa e registre seu número de celular.
- Receber Notificações: Você receberá informações mensais sobre o saldo e depósitos.
Consulta por Telefone
Se preferir, você pode consultar seu saldo pelo telefone. Para isso, ligue para o número 0800 726 0207 e forneça seu NIS e data de nascimento.