Globo surpreende e confirma NOVO pagamento para quem tem carteira assinada HOJE (15/10) e brasileiros festejam de felicidade
William Bonner, o respeitado apresentador do Jornal Nacional, tem uma carreira jornalística notória, além de ser um dos mais proeminentes comunicadores do Brasil. Da sua posição privilegiada, ele tem o poder de informar a milhões de brasileiros sobre os eventos mais importantes, tanto nacionais quanto internacionais.
Em uma das edições recentes do Jornal Nacional, exibida em 25 de julho de 2023, Bonner divulgou uma notícia que agradou a muitos: um novo pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será realizado.
Fundo de Garantia
O FGTS foi estabelecido com a intenção de proteger os trabalhadores que são demitidos sem justa causa. Isso é feito por meio da criação de uma conta vinculada ao contrato de trabalho do empregado. De acordo com as informações recentemente divulgadas no Jornal Nacional, o FGTS distribuirá R$ 12,7 bilhões aos trabalhadores brasileiros.
“O fundo de garantia por tempo de serviço anunciou que vai distribuir 12 bilhões e 700 milhões de reais aos trabalhadores a partir de quinta-feira. 99% do lucro obtido no ano passado, 132 milhões de cotistas vão poder consultar na própria conta recebida quanto, mas só é possível sacar o dinheiro nas hipóteses previstas em lei: Demissão sem justa causa compra da casa própria, aposentadoria e doença grave“, disse Bonner.
O gráfico apresentado por William Bonner no Jornal Nacional revelou que “12,7 bilhões foram distribuídos aos trabalhadores, que contou com 99% de lucro em 2022, e 132 milhões de beneficiados.”
Quem pode receber o FGTS?
Os trabalhadores brasileiros com contrato de trabalho formal, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), têm direito ao FGTS.
Isso também se aplica aos trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais. Portanto, é um direito do trabalhador receber o FGTS.
Quando é possível sacar o FGTS?
Existem várias situações em que é possível realizar o saque do FGTS, seja por amortizaçao de dívidas, aquisição da casa própria, em casos de doença grave ou calamidade pública, dentre outros.
Saque-Aniversário
Criado em 2019, o saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador faça saques anuais de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, seja de contas ativas ou inativas, no mês do seu aniversário.
Compra de um imóvel
O FGTS também permite que o trabalhador compre um imóvel próprio, utilizando o saldo das suas contas ativas ou inativas.
Saque Extraordinário
O Saque Extraordinário do FGTS foi estabelecido pela Medida Provisória nº 1.105 em 2022, com o intuito de auxiliar os brasileiros durante a crise econômica gerada pela Pandemia do Covid-19.
Desastres naturais
Em casos de desastres naturais ou calamidades públicas, o trabalhador tem direito a realizar o saque do seu saldo do FGTS por meio da modalidade de saque-calamidade.
Aposentadoria
Ao alcançar a aposentadoria pelo INSS, todo contribuinte tem direito a realizar o saque do seu saldo completo do FGTS.
Ter mais de 70 anos
Trabalhadores a partir dos 70 anos de idade têm direito ao saque integral do FGTS.
Doenças
O FGTS pode ser sacado quando o contribuinte ou um de seus dependentes diretos for diagnosticado com doenças consideradas graves.