Fim do Saque-Aniversário foi confirmado hoje (13/09)? Veja as novas mudanças no Saque-Aniversário do FGTS
Recentemente, o governo brasileiro revelou planos para acabar com o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e criar uma nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores formais.
A saber, essa proposta de mudança provocou várias reações e acalorados debates.
O saque-aniversário permite aos trabalhadores retirar parte do saldo do FGTS todo ano, no mês de seu aniversário, com juros de 1,66% ao mês, uma das taxas mais baixas do mercado.
Já o crédito consignado tem juros de 2,76% ao mês, fazendo do saque-aniversário uma opção mais vantajosa para muitos.
Quais os efeitos do Fim do Saque-Aniversário do FGTS?
A troca do saque-aniversário pelo consignado pode afetar profundamente milhões de brasileiros. Hoje, há cerca de 130 milhões de contas do FGTS, mas só 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Isso sugere que 90 milhões de pessoas podem ter problemas para acessar crédito sem o saque-aniversário.
O consignado desconta as parcelas direto do salário, comprometendo a renda mensal. Já o saque-aniversário permite retirar parte do FGTS sem afetar o orçamento mensal, dando mais flexibilidade financeira.
Por que os trabalhadores preferem o Saque-Aniversário do FGTS?
Uma pesquisa do Datafolha mostra que 73% dos que usam o saque-aniversário o fazem para quitar dívidas atrasadas.
A principal vantagem é não comprometer o salário mensal, aliviando as finanças sem aumentar dívidas. Para muitos negativados, é uma solução prática para evitar outros tipos de empréstimos.
Como aderir ao Saque-Aniversário do FGTS?
A adesão ao saque-aniversário é feita de forma voluntária pelo trabalhador, por meio do aplicativo oficial do FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal.
Ao optar por essa modalidade, o empregado abre mão do saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
Caso o trabalhador decida voltar ao saque-rescisão (modalidade tradicional), ele precisará cumprir uma carência de dois anos antes de poder sacar o saldo total do FGTS, mesmo em caso de desligamento.
Como a mudança afetará as Fintechs?
As fintechs e os grandes bancos serão impactados pelas mudanças no crédito ligado ao FGTS. O saldo do fundo serve como garantia, tornando esse empréstimo atraente para as instituições financeiras.
Para fintechs menores, essa segurança permite oferecer juros mais baixos e condições melhores, aumentando a confiança no pagamento.
Vantagens e desvantagens do Saque-Aniversário do FGTS
O saque-aniversário oferece algumas vantagens aos trabalhadores, como a possibilidade de ter acesso a uma parcela do FGTS todos os anos, sem precisar esperar por uma demissão.
No entanto, ao optar por essa modalidade, o empregado abre mão do saque integral do FGTS em caso de desligamento sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
Além disso, caso o trabalhador decida voltar ao saque-rescisão, ele precisará cumprir uma carência de dois anos antes de poder sacar o saldo total do FGTS, mesmo em caso de demissão.