
O mercado automobilístico é altamente competitivo, com inúmeras montadoras disputando a atenção dos consumidores.
No entanto, nem todos os modelos lançados são um sucesso de vendas. Na verdade, alguns carros podem ser tão decepcionantes que acabam levando suas montadoras à falência.
1. Hummer H2: O Carro Off-Road que Afundou a Montadora
O Hummer H2 era um carro off-road com um design quadrado e robusto. No entanto, sua produção coincidiu com uma época de crise financeira para a General Motors (GM), empresa responsável pela marca Hummer.
O modelo foi lançado nos primeiros anos dos anos 2000, mas as baixas vendas e os altos custos de produção levaram ao fim de sua fabricação e, consequentemente, à falência da montadora.
2. Pontiac G6: O modelo de alta potência que não conseguiu sobreviver à crise
A Pontiac era uma montadora conhecida nos Estados Unidos, rivalizando com grandes marcas como a Fiat e a Chevrolet. Um dos modelos mais aguardados da Pontiac era o G6, que foi anunciado em grande estilo no programa de TV Oprah Winfrey.
No entanto, assim como a Hummer, a Pontiac também enfrentou as consequências da crise financeira da GM e acabou indo à falência na primeira metade dos anos 2000.
3. DeLorean DMC-12: O Carro dos sonhos que virou pesadelo financeiro
Se você assistiu ao filme “De Volta Para o Futuro”, com certeza se lembra do DeLorean DMC-12. Com seu design futurista e icônico, o modelo conquistou os corações dos espectadores.
No entanto, os altos custos de produção levaram a montadora a enfrentar uma grave crise financeira e, consequentemente, a falência. Curiosamente, o fundador da DeLorean, John DeLorean, foi preso em 1982, mas acabou sendo considerado inocente.
4. Fisker Karma: O carro elétrico que não conseguiu sustentar a marca
A Fisker era uma montadora que conquistou sucesso no exterior, mas nunca chegou ao Brasil. Em 200 lançou o Karma, um carro elétrico projetado por um ex-designer da Aston Martin. No entanto, o alto custo de produção do modelo acabou levando a empresa à falência em 2013. Embora tenha havido negociações com a Nissan, a Fisker não conseguiu se recuperar.
5. Spyker C8 Preliator: O Último prego no caixão da marca
O Spyker C8 Preliator foi lançado em 2016, após a marca ter se recuperado de uma falência anterior. O modelo, equipado com um motor de oito cilindros, era visto como a esperança de revitalização da Spyker. No entanto, as expectativas não se concretizaram e o modelo acabou contribuindo para a queda final da marca.