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SURPRESA TOTAL! Lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares atingindo em cheio os brasileiros – Veja a lista OFICIAL!

No Brasil, as motocicletas sempre representaram liberdade e conveniência. Desde a chegada das primeiras motos Monark ao Brasil na década de 50, o mercado só se expandiu, ganhando a preferência de milhares de brasileiros que procuravam um meio de transporte rápido e econômico.

No entanto, em 2023, uma nova legislação transformou a situação das motos populares, determinando o término de diversos modelos que eram a opção para quem procurava economia em duas rodas.

Deseja obter informações completas sobre o término das motos populares? Persista na leitura e lhe forneceremos todas as informações.

Lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares atingindo em cheio
Lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares atingindo em cheio

Lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares atingindo em cheio

A transformação ocorreu através da execução da Fase M5 do Programa de Controle da Poluição por Motociclos e Veículos Similares (Promot).

A denominação pode ser complicada, mas o impacto dessa nova legislação é bastante evidente: a partir de 2023, as motocicletas equipadas com carburador não poderão ser produzidas no Brasil. O objetivo?

Diminuir a liberação de poluentes e tornar o setor de motocicletas mais sustentável, dando preferência a modelos com injeção eletrônica, que são menos prejudiciais ao meio ambiente.

Esta alteração não foi surpreendente. A legislação foi sancionada em 2019, proporcionando um período para as fabricantes de veículos se ajustarem.

Diversas grandes marcas, incluindo Honda, Yamaha e Suzuki, já haviam modificado seus modelos para se adequar às novas regras.

Contudo, algumas motos populares, particularmente as mais econômicas e equipadas com carburadores, não foram capazes de acompanhar essa progressão e foram retiradas de produção.

Marcas como Haojue e Shineray foram muito afetadas pelas novas normas que determinam o fim das motos populares. Modelos que ainda utilizavam carburador, como a Haojue DK 150 e a Shineray Jet 125, não tiveram tempo suficiente para serem atualizados, levando à sua retirada do mercado.

A nova legislação teve um impacto significativo no mercado de motos populares, que sempre conquistaram o coração dos consumidores que procuravam um meio de transporte barato.

Marcas como Haojue e Shineray, que comercializavam modelos de baixo custo e básicos, sofreram um impacto significativo. Isso se deve ao fato de que muitos de seus modelos ainda empregavam carburador, uma tecnologia totalmente eliminada pela Fase M5 do Promot.

Revelada qual é a moto mais barata do Brasil em 2025. Foto: Reprodução
Moto. Foto: Reprodução

As motocicletas populares eram famosas pelo baixo custo de manutenção e facilidade de manutenção, porém, a implementação de sistemas de injeção eletrônica, requerido pela nova legislação, eleva o preço de produção.

Portanto, algumas marcas não foram capazes de se ajustar a tempo e decidiram eliminar esses modelos do comércio.

É o caso de modelos como Avelloz AZ1, Haojue Chopper Road 150, e diversas motos da Shineray, como a Phoenix 50 e a Worker 125, que já não podem mais ser encontradas nas concessionárias.

Para compreender melhor as razões dessas alterações, é crucial compreender o que representa o Promot M5. O Programa de Gestão da Poluição de Motociclos e Veículos Parecidos foi estabelecido com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado por esses veículos.

Desde que foi estabelecido, o Promot atravessou várias etapas, cada uma mais estrita que a anterior, estabelecendo limites de emissão de poluentes cada vez mais baixos.

A Fase M5 é a mais recente e estabeleceu padrões ambientais ainda mais rigorosos para as motos. O principal objetivo desta nova fase foi a remoção dos carburadores, uma vez que contribuem para a elevação de poluentes no ar. A partir de 2023, a injeção eletrônica se tornará um padrão obrigatório.

O objetivo desta nova normativa é alinhar o mercado de motocicletas no Brasil com as metas globais de redução de emissões, auxiliando o país a cumprir seus compromissos ambientais.

Contudo, a nova legislação também apresentou um obstáculo para marcas e consumidores que ainda optavam por motocicletas com carburador devido ao seu preço mais baixo.

 

Thaymã Rocha

Thaymã Oliveira Rocha é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Educação, situado na Rodovia Itabuna-Ilhéus. Aos 20 anos, já acumula mais de cinco anos de experiência como redator web, desenvolvendo conteúdos de alta qualidade sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas. Apaixonado pela escrita e pela produção de conteúdo digital, Thaymã encontrou na redação uma maneira de tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis para o público. Seu trabalho se destaca pela clareza, objetividade e compromisso com a precisão das informações. Sempre atento às mudanças no cenário digital e educacional,… Mais »
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