Os brasileiros têm um carinho especial pelo Fiat Uno, um dos carros mais conhecidos da marca. E para a alegria dos motoristas, a montadora anunciou o tão aguardado retorno do Uno em grande estilo. Com previsão de lançamento para 2024, a notícia já deixou muita gente eufórica, principalmente aqueles que tiveram a oportunidade de ter um Uno na garagem durante as décadas de 90 e 2000.
O Fiat Uno foi criado em 1985 com um design esportivo, mas foi na década de 90 que ele explodiu de vez e conquistou o coração do público brasileiro. Se tornando uma referência entre os carros populares da época, o Uno permaneceu no mercado por um longo tempo, mas infelizmente saiu de linha no Brasil em 2021, deixando muita gente chateada.
Repaginado e moderno: O novo Fiat Uno
De acordo com informações divulgadas pelo portal Terra, o Fiat Uno irá retornar ao mercado brasileiro completamente repaginado e carregando uma proposta sustentável, em conformidade com as necessidades atuais. A ideia foi lançada pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, durante um seminário da revista AutoData em março deste ano.
“É preciso surpreender o mercado com novas tecnologias e soluções. Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apoiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.” – Antonio Filosa
Parceria de milhões para o retorno do Fiat Uno
A Stellantis, responsável pela produção de carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou a ideia do retorno do Fiat Uno durante o seminário. Vale mencionar que na época, a MP do Governo Federal para baratear veículos ainda não havia sido executada.
A demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber. Pensando nisso, Antonio Filosa destacou a importância de trazer novas tecnologias e soluções para o mercado automotivo brasileiro.
As diferenças entre o Fiat Uno e o Fiat Panda sempre foram pequenas. Atualmente, o Fiat Panda Hybrid está sendo vendido por 17.200 euros na Europa, com entrada de 3.000 euros e parcelas mensais de 270 euros. No Brasil, o preço teria que ser ajustado para ser mais acessível, possivelmente custando até R$ 60.000.
O Fiat Panda eletrificado utiliza a tecnologia MHEV (hibridização leve) e pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil. A Volkswagen, por exemplo, já considerou utilizar essa tecnologia em seu futuro carro híbrido flex.
O desempenho do Fiat Panda Hybrid
O Fiat Panda Hybrid possui um motor 1.0 de 71 cv e 98 Nm, com transmissão manual de 6 marchas. Ele utiliza uma bateria pequena de 12V e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada, com uma autonomia combinada de 25 km/l.
Um futuro Fiat Uno, baseado no Fiat Panda Hybrid, faria sentido para a marca, que precisaria trazer uma novidade para a nova fase do carro popular. Além disso, por ser um subcompacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno em viagens, principalmente devido ao espaço limitado do porta-malas.
Ainda não há informações concretas sobre como seria o design do novo Fiat Uno. Rumores indicam que ele poderia ser um CUV, com um visual mais aventureiro e altura elevada. No entanto, teremos que aguardar mais detalhes e informações oficiais para confirmar essas especulações.
Data de lançamento do novo Fiat Uno
Segundo o portal Auto+, o novo Fiat Uno está previsto para fazer sua estreia no dia 11 de julho de 2024, em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat. Essa data promete ser marcante para os fãs do carro e para todos que aguardam ansiosamente pelo seu retorno triunfal.
O Fiat Uno está prestes a fazer um retorno triunfal ao mercado brasileiro. Com um design repaginado e proposta sustentável, o novo Uno promete conquistar novamente o coração dos brasileiros. A parceria entre a Stellantis e o Governo Federal pode viabilizar a produção de um carro híbrido flex, trazendo tecnologia e soluções inovadoras para o mercado automotivo nacional. Fiquemos atentos às novidades e aguardemos ansiosamente pelo lançamento do novo Fiat Uno em 2024.