
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) adverte sobre uma nova fraude envolvendo uma falsa investigação em agências bancárias. A organização relata que criminosos estão criando novas abordagens para esquemas antigos, como o da falsa central telefônica.
O método utilizado é a engenharia social, que envolve manipular psicologicamente o usuário para que ele forneça dados sigilosos ou faça transferências em benefício dos fraudadores.

Neste novo golpe, os criminosos telefonam para clientes alegando que sua agência bancária e/ou gerente está sob investigação. Para dar credibilidade à fraude, chegam a enviar um boletim de ocorrência falso.
Em seguida, os golpistas informam que, para proteger o cliente, ele deve transferir seu dinheiro para contas indicadas por eles, enquanto a suposta investigação criminal estiver em andamento.
Esta abordagem é fraudulenta. Bancos, entidades ou autoridades policiais jamais solicitam que clientes realizem transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o imediatamente.
Em caso de dúvidas sobre sua agência, use os canais oficiais do banco para esclarecimentos, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como os fraudadores operam?
Especialistas afirmam que bancos podem contatar os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nesses contatos.
Ademais, a Febraban informa que os criminosos estão usando o nome da entidade para aplicar o golpe e esclarece que a Federação é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne instituições financeiras do país.
No desempenho de suas atividades, a entidade não mantém relação direta com clientes ou usuários do sistema bancário.
Medidas de proteção contra o golpe
Se você foi alvo de uma tentativa de fraude, a Febraban sugere bloquear o app do banco, a senha de acesso e fazer um boletim de ocorrência sem demora. Contudo, veja algumas dicas a seguir:
1. Fique alerta a contatos duvidosos
Os bancos jamais pedem senhas, códigos de validação do ID ou do cartão por mensagem ou ligação.
Também nunca solicitamos transações para cancelar compras ou Pix não reconhecidos. Se receber um contato assim, cuidado: é fraude!
2. Cuidado com links suspeitos
Já recebeu e-mail, SMS ou WhatsApp com link estranho pedindo dados sigilosos ou oferecendo promoção incrível?
Pense duas vezes antes de clicar. Pode ser uma armadilha para roubar seus dados ou infectar seus dispositivos.
3. Prefira o cartão virtual nas compras online
Uma dica valiosa é usar o Cartão Online em compras na internet, em vez do físico. Ele oferece mais segurança e praticidade para compras em sites e apps, pois seu código de segurança muda frequentemente.
4. Atenção aos golpes com cartões
Ao pagar uma compra, sempre verifique o valor antes de digitar a senha ou aproximar o cartão. Evite entregá-lo a terceiros e, se necessário, confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
Desconfie de cobranças extras ao receber uma entrega e lembre-se: o banco nunca envia alguém para recolher seu cartão.
5. Use senhas robustas, sempre!
Evite usar seu nome ou data de nascimento! Opte por senhas fortes, combinando letras, números e símbolos especiais (#, &, *, @, !, $).
Crie senhas únicas para cada cadastro, separando as bancárias das usadas em redes sociais. Jamais anote no bloco de notas do celular, em navegadores ou compartilhe com alguém.
6. Aumente a proteção nas redes sociais
Além da senha, cuide da privacidade nas redes sociais. Ajuste as configurações de privacidade do seu perfil, controlando o que pode ser visto.
Isso reduz a exposição de dados pessoais. Recomendamos também ativar a verificação em duas etapas em todas as suas redes.
7. Reforce a segurança no WhatsApp
O WhatsApp, app de mensagens mais popular no Brasil, permite até envio de dinheiro. Com tantas informações importantes, é crucial protegê-lo bem.
Ative a verificação em duas etapas, criando uma senha extra para instalação do app em outros dispositivos. Desconfie de pedidos de dinheiro. Sempre verifique antes de fazer um Pix, transferência ou pagamento.
8. Proteja seus dispositivos
Instale um antivírus em todos os seus aparelhos e mantenha as atualizações automáticas ativas. Ao baixar aplicativos, evite sites suspeitos: use apenas as lojas oficiais do Android (Google Play) e Apple (App Store).
Evite fazer transações bancárias em redes Wi-Fi públicas. Prefira realizá-las em casa ou em locais seguros e confiáveis.
9. Verifique os detalhes antes de pagar
Sempre confira se o valor e o destinatário estão corretos antes de confirmar o pagamento de boletos, fazer transferências ou Pix.
10. Cuidado nos caixas eletrônicos
Os caixas eletrônicos são frequentemente alvos de criminosos. Fique atento e cuidadoso – desconfie de quem oferecer ajuda. Nunca aceite assistência de estranhos.