Disponível a inscrição para receber GÁS DE COZINHA de graça em setembro; veja como funciona
A alta no preço do gás de cozinha tem afetado muitas famílias brasileiras. Diante disso, o governo federal disponibilizou a opção de se inscrever para receber gás de cozinha gratuito. Este artigo irá explicar como isso funciona.
Entenda o programa que concede gás de cozinha
As famílias que enfrentam vulnerabilidade social têm o direito de receber um auxílio para aquisição do botijão de gás de cozinha. O Vale-Gás nacional é disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e as inscrições de setembro estão abertas em todo o país.
O pagamento do Vale-Gás foi instituído por lei no fim de 2021, quando o país vivia um aumento expressivo dos preços do botijão de gás de cozinha.
Com muitas famílias ainda prejudicadas pela pandemia de Covid-19, muitas optaram pelo uso do fogão a lenha, e por outros produtos a gás que traziam riscos à sua saúde.
Como funciona o benefício do gás de cozinha?
O governo decidiu liberar um auxílio nacional para a compra do botijão de 13 kg, aquele de uso domiciliar. Inicialmente, o benefício passou a ser pago com valor equivalente a 50% da média nacional para o produto no país. Ou seja, o Vale-Gás serviria para pagar metade do que estava sendo cobrado pelo botijão no país.
Em uma ação emergencial, ainda sob comando de Jair Bolsonaro (PL), o governo passou a liberar 100% do valor médio para o gás de cozinha, com base nos preços apurados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Quem tem direito ao gás de cozinha de graça?
A seleção de novos contemplados para o pagamento do Vale-Gás ocorre de forma periódica. Isso significa que neste mês de setembro novas famílias podem ser inclusas no grupo de beneficiadas. Para isso, precisam atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrita no Cadastro Único com dados atualizados;
- Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Prioridade para: quem recebe o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e mulheres vítimas de violência doméstica.
Como saber se foi incluso no programa?
Inscrição no Cadastro Único e ter a renda familiar dentro do limite exigido não garante acesso direto ao auxílio-gás. Para ser contemplado é preciso aguardar a liberação de orçamento para a região que reside, o que não tem tempo certo para acontecer.
É por isso que muitas famílias que estão no CadÚnico não recebem essa ajuda, e acabam sendo contempladas apenas com outros benefícios.
Para descobrir se tem direito ao pagamento do Vale-Gás é possível fazer a consulta de forma remota por meio dos seguintes canais:
- App Bolsa Família – basta informar o número do CPF;
- App Caixa Tem – buscando pela opção “vale-gás”;
- No CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Telefone 111 da Caixa Econômica;
- Telefone 121 do MDS.
Próximo pagamento do Vale-Gás
Uma das regras do Vale-Gás nacional é ser liberado a cada dois meses, ou seja, de forma bimestral. Como o mais recente depósito foi feito em agosto, o próximo está marcado para outubro. O calendário segue o final do NIS (Número de Identificação Social) do representante da família.
As datas são iguais ao do Bolsa Família, mas não significa que os programas são relacionados diretamente. O dinheiro é depositado no Caixa Tem, e pode ser sacado caso o beneficiário prefira. Para isso deve procurar uma agência da Caixa Econômica, ou casas lotéricas. A ordem de pagamento é de:
- NIS final 1: 18 de outubro;
- NIS final 2: 19 de outubro;
- NIS final 3: 20 de outubro;
- NIS final 4: 23 de outubro;
- NIS final 5: 24 de outubro;
- NIS final 6: 25 de outubro;
- NIS final 7: 26 de outubro;
- NIS final 8: 27 de outubro;
- NIS final 9: 30 de outubro;
- NIS final 0: 31 de outubro.