DINHEIRO EXTRA IMEDIATO HOJE (13/11) do PIS para trabalhadores com carteira assinada
As cotas do PIS Pasep de 1971 a 1988 são um assunto que tem despertado o interesse de milhões de trabalhadores no Brasil. A Caixa Econômica Federal liberou o resgate dessas cotas, que somam mais de R$ 25 bilhões, para mais de 10,5 milhões de pessoas.
As cotas do PIS Pasep são valores que ficaram retidos nas contas de trabalhadores entre os anos de 1971 a 1988. Muitas pessoas não fizeram o saque desses valores na época e, por isso, o dinheiro continuou nas contas, rendendo juros ao longo dos anos. Agora, a Caixa Econômica Federal está permitindo que essas pessoas resgatem as cotas.
O PIS, Programa de Integração Social, é destinado aos trabalhadores com carteira assinada, enquanto o Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é direcionado aos servidores públicos. Ambos os programas têm o objetivo de promover a integração e o patrimônio dos trabalhadores. As cotas do PIS Pasep são valores acumulados ao longo dos anos de trabalho durante o período mencionado.
Como consultar se você tem direito a receber as cotas do PIS Pasep?
Para consultar se você tem direito a receber as cotas do PIS Pasep de 1971 a 1988, é necessário fazer a solicitação dos valores para a União. O prazo para essa solicitação é de 5 anos, e é importante lembrar que o aplicativo do FGTS foi utilizado para fazer a consulta até o dia 05 de agosto.
A consulta era feita através do aplicativo do FGTS, seguindo os seguintes passos:
- Faça login no aplicativo do FGTS.
- Selecione a opção “Meus saques”.
- Em seguida, clique em “Você possui saque disponível”.
- Por último, escolha “Solicitar saque PIS/Pasep”.
No entanto, após o prazo de saque, os valores retornam para os cofres da União e ainda não foi divulgado como será o procedimento para solicitar esses valores. É importante ficar atento às informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal e pelo governo para saber como proceder.
Qual a diferença entre as cotas do PIS Pasep e o abono salarial?
As cotas do PIS Pasep de 1971 a 1988 são diferentes do abono salarial que é pago todos os anos. Enquanto as cotas do PIS Pasep correspondem a valores que ficaram retidos nas contas dos trabalhadores, o abono salarial é um pagamento anual feito aos trabalhadores que atendem a determinados critérios.
O abono salarial é pago referente ao ano anterior e tem como objetivo ajudar os trabalhadores com um valor extra. Para ter direito ao abono, é necessário receber até dois salários mínimos, ter cadastro no PIS Pasep há 5 anos ou mais, ter trabalhado por 30 dias ou mais no ano-base e ter todos os dados atualizados na RAIS.
É importante ressaltar que, devido à pandemia de Covid-19, houve atraso no pagamento do abono salarial. O abono do ano-base de 2020 foi pago em 2022, o abono do ano-base de 2021 foi pago em 2023, e assim por diante, até que a situação seja regularizada pelo governo.
As cotas do PIS Pasep de 1971 a 1988 são uma oportunidade para milhões de trabalhadores resgatarem valores que ficaram retidos nas contas por décadas. A Caixa Econômica Federal disponibilizou o saque dessas cotas, e é importante que os trabalhadores consultem se têm direito a receber esses valores.
Lembre-se de ficar atento às informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal e pelo governo para saber como proceder com o resgate das cotas. Além disso, é interessante conhecer a diferença entre as cotas do PIS Pasep e o abono salarial, para que você possa aproveitar todos os benefícios a que tem direito.
Não deixe de verificar se você tem direito a receber as cotas do PIS Pasep de 1971 a 1988 e aproveite essa oportunidade única de resgatar valores que são seus por direito.