DETRAN fará mutirão no sábado (16) para emissão de carteiras de identidade
O Detran – RJ anunciou que realizará um mutirão especial no próximo sábado, 16 de setembro, com o objetivo de emitir documentos de identidade para os cidadãos que ainda não possuem.
Oportunidade para obtenção de identidade
O mutirão ocorrerá em todos os postos do estado, com a disponibilização de 1.950 vagas para a emissão do documento. A data foi escolhida por coincidir com o Dia Internacional da Identidade, também conhecido como “Idday”.
A identidade é um documento essencial para a vida em sociedade. Ela confirma a individualidade de cada cidadão e permite o acesso a diversos serviços e direitos, como votar, abrir uma conta bancária, solicitar crédito, entre outros.
Para obter o documento de identidade, o cidadão precisa agendar o atendimento até sexta-feira (15), através do site do Detran -RJ ou pelo centro de atendimento telefônico da instituição.
No dia do atendimento, é necessário levar a certidão de nascimento e o CPF. O atendimento será realizado das 8h às 16h.
Municípios com maior número de pessoas sem identidade
Segundo dados do IBGE, os municípios do Rio de Janeiro com o maior número de pessoas sem a primeira identidade são:
- Duque de Caxias;
- Belford Roxo;
- São João de Meriti;
- Magé; e
- Lage do Muriaé.
A capital, Rio de Janeiro, ocupa a 14ª posição no ranking.
O papel do Detran na emissão de identidades
O Detran- RJ é a única instituição do país que oferece o serviço de identificação civil. Segundo o presidente do Detran – RJ, Marcus Amim, a instituição tem o compromisso de facilitar o acesso à documentação civil, que é um direito essencial do cidadão.
A identidade é um documento fundamental para a plena cidadania. Sem ela, o indivíduo tem dificuldades para acessar serviços públicos e privados, como saúde, educação, bancos, entre outros. Além disso, a falta de documentação pode gerar situações de vulnerabilidade social.
O Dia Internacional da Identidade
O Dia Internacional da Identidade, celebrado em 16 de setembro, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de garantir a todos os cidadãos uma identidade legal até 2030.
Novo RG
A Carteira de Identidade Nacional, ou simplesmente novo RG, é o documento de identificação mais recente lançado pelo governo federal. Esta nova versão do RG tem como objetivo unificar o número do documento em todas as unidades federativas do Brasil.
Para isso, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será utilizado como o único número de identificação dos brasileiros.
Novidades do novo RG
O novo RG traz uma série de novidades que visam melhorar a identificação do cidadão e unificar os documentos. Entre as principais mudanças estão:
- Autenticação por QR Code: esta tecnologia permite a verificação de autenticidade do documento de forma rápida e eficiente;
- Biometria obrigatória: a impressão digital do titular será incluída no documento, o que aumenta a segurança e evita fraudes;
- Indicação de doador de órgãos: o documento indicará se o titular é um doador de órgãos ou não;
- Naturalidade do cidadão: a cidade de nascimento do titular será incluída no documento;
- Padrão internacional de código MRZ: este é o mesmo código encontrado nos passaportes e facilita a identificação em viagens internacionais;
- Grupo sanguíneo e fator RH: estas informações podem ser essenciais em casos de emergência;
- Uniformização da Carteira de Identidade: o documento terá o mesmo padrão em todo o território nacional.
Como solicitar o novo RG?
A troca do RG antigo pelo novo só deve ocorrer em casos de 2ª via, vencimento, roubo ou furto do documento, primeira emissão, entre outras situações. Isso significa que a implementação ocorrerá de forma gradual.
A segunda via do novo RG deve ser solicitada nos seguintes órgãos:
- Secretaria de Segurança Pública;
- Poupatempo ou Polícia Civil.
Para solicitar a 2ª via do novo RG, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- 2 fotos 3×4;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (se for o caso).
Prazos de vencimento do novo RG
Os prazos de vencimento da nova identidade são:
- Entre 0 e 12 anos: o novo RG terá validade de 10 anos;
- Entre 13 e 60 anos: o novo RG terá validade de 5 anos;
- Mais de 60 anos: a validade do novo RG é indeterminada.
Quem pode tirar a 2ª via do RG gratuitamente?
A gratuidade na emissão da segunda via do RG pode ser obtida nas seguintes situações:
- Em caso de furto do documento (no prazo de até 30 dias após o registro do B.O);
- Idosos (mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos);
- Desempregados por um período superior a 3 meses (com apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza (com apresentação do Número de Identificação Social – NIS);
- Em caso de erros de digitação no documento (constatado em até 90 dias);
- Documento danificado ou extraviado devido a desastres naturais (com apresentação de B.O em até 90 dias após o acontecimento).