EconomiaGeral

DE FAZER CHORAR! Aneel anuncia estados que terão CONTA DE LUZ MAIS CARA em outubro

DE FAZER CHORAR! Aneel anuncia estados que terão CONTA DE LUZ MAIS CARA em outubro
Aneel anuncia estados que terão CONTA DE LUZ MAIS CARA em outubro. Foto: shutterstock

Nos últimos dias, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem analisado os reajustes na energia elétrica de quatro estados localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esses reajustes podem resultar em aumentos consideráveis nas contas de luz dos consumidores dessas regiões.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a região Norte possui os maiores custos de distribuição de energia do país, o que justifica a necessidade desses reajustes.

Reajustes na conta de luz 

A Aneel está analisando quatro processos de reajuste nas tarifas de energia elétrica. O estado do Amapá é o que apresenta o maior índice de reajuste, com uma média de 44,4%. Esse processo está atualmente em fase de consulta pública. Além disso, também estão sendo revisados os reajustes das distribuidoras nos estados do Piauí, Rondônia e Acre.

Ainda, é importante ressaltar que esses índices são preliminares e podem sofrer alterações após a fase de audiência pública e votação pela diretoria da Aneel.

Estado Distribuidora Reajuste médio
Piauí Equatorial 20,6%
Rondônia Energisa 16,1%
Acre Energisa 22%
Amapá Equatorial 44,4%

Desafios na região Norte

Sandoval Feitosa explicou que um dos principais desafios na região Norte é a baixa densidade demográfica. Isso significa que é necessário realizar grandes investimentos na expansão da rede de distribuição para atender a todos os moradores, o que acarreta em maiores custos. Além disso, o consumo de energia na região é menor em comparação com outras regiões do país. Esses fatores contribuem para a necessidade de reajustes nas tarifas de energia elétrica.

De acordo com Sandoval, o custo das tarifas de energia elétrica aumentou 122% entre 2010 e 2023. Esse aumento está alinhado com a inflação acumulada no mesmo período, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 115%. No entanto, o que mais pressionou o valor da conta de luz foram os subsídios que passaram a integrar ou foram ampliados na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo setorial que reúne incentivos diversos ao setor, como para energias renováveis, carvão mineral e custos da tarifa social. Esses encargos acumularam um aumento de 281% no período. Já a parcela da conta que corresponde ao serviço das distribuidoras teve um crescimento de 91%, o menor entre os componentes da tarifa.

Impacto no Pará e no Amapá

Atualmente, o estado do Pará possui a energia mais cara do país. No entanto, com o reajuste em análise, o Amapá pode superar o Pará e se tornar o estado com a energia mais cara. Diante dessa situação, congressistas e o governo do Amapá estão se articulando para tentar minimizar o impacto desse aumento nas contas de luz dos consumidores.

A análise dos reajustes na energia elétrica dos estados do Norte e Nordeste pela Aneel evidencia os desafios enfrentados pela região Norte, que possui os maiores custos de distribuição de energia do país. Os reajustes são necessários para garantir a expansão e manutenção da rede de distribuição, bem como para suprir a demanda energética da região. No entanto, é fundamental que sejam realizados esforços para minimizar o impacto desses aumentos nas contas de luz dos consumidores, especialmente considerando o contexto econômico atual.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x