O parcelamento no cartão de crédito está disponível para compras em lojas físicas desde 2019. Com o aumento das vendas online, essa opção deve chegar às compras pela internet no primeiro semestre de 2025, segundo Rogério Panca, coordenador do Fórum de Emissores da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Dados da Abecs mostram que no primeiro semestre deste ano as compras remotas com cartões movimentaram R$ 460,3 bilhões, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Mais opções de parcelamento
Enquanto no cartão de crédito comum as compras geralmente são parceladas em até 12 vezes, no crediário no cartão é possível dividir em até 48 vezes, com juros mais baixos, pois funciona como um financiamento. Panca afirma que a Abecs nota um crescimento na adesão, principalmente em compras de maior valor.
- É possível comprar um item de R$ 15 mil em 12 parcelas a curto prazo, com prestações altas. O crediário surge como alternativa para valores maiores, oferecendo até 48 parcelas, com taxas que variam conforme o emissor.
Ao escolher o crediário no cartão, o cliente deve saber que isso afeta o limite do cartão. Panca explica que alguns emissores oferecem um limite extra para compras financiadas, sem comprometer o limite normal. Porém, isso varia de acordo com a política de cada banco.
A Abecs informa que os principais bancos do país disponibilizam o crediário no cartão de crédito. As credenciadoras que oferecem essa modalidade são Get Net, Cielo e Rede.
Vantagem para lojistas
Se para os consumidores o crediário é uma opção com mais parcelas, para os lojistas representa a chance de receber o valor total da venda em até cinco dias, sem pagar taxa de antecipação.
Ao oferecer crediário, o comerciante recebe o pagamento rapidamente, similar a uma venda no débito, em até 5 dias. Isso evita os custos financeiros associados a taxas de antecipação, proporcionando uma vantagem econômica significativa para o lojista — analisa.