O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) representa a entrada principal para a Assistência Social. Trata-se de um espaço público, preferencialmente situado em regiões de maior vulnerabilidade social, onde são disponibilizados serviços de Assistência Social, visando fortalecer a relação com a família e a comunidade.
Com um conhecimento adequado do território, o Cras auxilia na organização e integração das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas.
Portanto, permite que a população tenha acesso aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, estabelecendo-se como um modelo para a comunidade local e para os serviços setoriais. Dito isso, o CRAS realizará um mutirão entre os dias 9 a 13 de dezembro, saiba mais abaixo.

CRAS faz MUTIRÃO nos dias 9,10,11,12 e 13 de dezembro
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove, de 9 a 13 de dezembro, uma iniciativa no Terminal Urbano de Campo Largo, com o objetivo de atender todos que já são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam atualizar seus dados cadastrais.
Durante os cinco dias, o ônibus da Assistência Social prestará assistência a usuários que não estão inscritos no Cadastro Único ou que não atualizam seus dados cadastrais há mais de 48 meses.
“É importante frisar ainda que aqueles munícipes que já tiveram o seu benefício social suspenso serão atendidos de forma prioritária nesta ação, para que após realizada a atualização cadastral, procurem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou liguem para solicitar a reativação de seu benefício,” disse a gestora do Cadastro Único em Campo Largo, Silvana Trevisan.
“Vale ressaltar que os beneficiários que não atualizarem seus cadastros estão sujeitos a bloqueio do benefício por parte do Governo Federal,” enfatizou.
Para a atualização do cadastro, todos os indivíduos que vivem no mesmo domicílio deverão apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de endereço;
- Carteira de identidade (RG);
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Certidão de nascimento / casamento;
- Comprovante de matrícula escolar.
Procure o CRAS referência ou o bloco 01 da Prefeitura
SERVIÇO:
Atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada
Local: Terminal Urbano de Campo
Endereço: Avenida Clotário Portugal, 522
Datas: de 9/12 à 13/12
Horário: das 9h às 16h
O que é o BPC?
BPC é contabilizado como renda no CadÚnico? Saiba agora" width="1200" height="650" />
O Benefício de Prestação Continuada – BPC, estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, assegura um salário mínimo mensal ao idoso de 65 anos ou mais, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
No caso de indivíduos com deficiência, essa condição deve ser capaz de causar limitações físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais duradouras (com impactos por um período mínimo de 2 anos), que impeçam sua participação plena e efetiva na sociedade, em pé de igualdade com os demais indivíduos.
O BPC não é uma aposentadoria. Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. Ao contrário dos benefícios previdenciários, o BPC não concede 13º salário e nem deixa pensão por morte.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) administra o BPC através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que tem a responsabilidade de implementar, coordenar, regular, financiar, supervisionar e avaliar o benefício. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela operacionalização.
