Anúncio Oficial de FIM de fila hoje (04/12)! Novo CRAS vai atender 5 mil FAMÍLIAS – Prepare os seus documentos!

Estabelecido como um ponto central para a comunidade, um ambiente de socialização e o acesso inicial aos serviços da Assistência Social no SUAS, o propósito essencial do CRAS é promover o desenvolvimento das capacidades, a participação ativa e a independência das pessoas.

O termo fundamental que caracteriza o centro de referência é a prevenção, uma vez que esta unidade atende à população que se encontra em condição de risco e vulnerabilidade, porém ainda mantendo seus laços familiares intactos.

Os serviços disponibilizados no CRAS são distintos daqueles oferecidos aos usuários da proteção social especial no CREAS, onde as pessoas estão em situação de risco pessoal ou social, com seus direitos já violados ou sob ameaça.

CRAS. Foto: Reprodução

FIM de Fila no CRAS! Nova unidade vai atender mais de 5 mil famílias!

A Prefeitura de Salvador inaugurou, na última terça-feira (3), as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Histórico. Situada na Rua Arquimedes Gonçalves, no Jardim Baiano, a instituição irá prestar assistência à população vulnerável, garantindo acesso à cidadania e às políticas públicas.

A unidade possui capacidade para atender 5 mil famílias anualmente, abrangendo moradores dos bairros do Centro, Centro Histórico, Dois de Julho, Tororó, Santo Antônio, Macaúbas, Gamboa, Saúde, Comércio, Nazaré, Barris e Barbalho.

“O Cras representa o principal acesso aos serviços socioassistenciais do município. Aqui, os cidadãos podem solicitar diversos benefícios, incluindo auxílio alimentação, natalidade, funeral, passagem para retorno à cidade de origem, além do atendimento ao CadÚnico e Bolsa Família. É um equipamento que disponibiliza diversos serviços para fornecer suporte adequado aos mais necessitados”, ressaltou o prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.

O prefeito destacou os investimentos realizados na capital baiana para consolidar a política de assistência social, abrangendo reformas e expansão de Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros Pop.

CRAS tem nova unidade inaugurada. Foto: Betto Jr./Secom PMS

“Nossa cidade ainda enfrenta muita pobreza e desigualdade, com questões acumuladas ao longo do tempo, mas estamos gradualmente superando esses desafios. Por isso, entre as principais cidades brasileiras, somos a que mais investe na área social”, complementou Bruno Reis.

Nova estrutura

O antigo prédio do Cras Centro Histórico, localizado no bairro do Comércio, não correspondia mais aos requisitos de qualidade necessários.

A nova sede oferece maior acessibilidade, com instalações modernas distribuídas em dois andares, incluindo recepção, sala CadÚnico, cinco salas de atendimento, duas salas multiuso, sala de coordenação, banheiro acessível, copa e almoxarifado, além de conexão de internet via fibra ótica.

O estabelecimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe do Cras é composta por assistentes sociais, psicólogos, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), técnicos administrativos, educadores sociais e entrevistadores do CadÚnico.

“Estamos empenhados em aprimorar nossos serviços e a infraestrutura das unidades. Este é mais um passo para fortalecer a rede assistencial, proporcionando instalações adequadas tanto para os funcionários, que terão um ambiente mais digno, quanto para os beneficiários, que receberão atendimento mais respeitoso”, afirmou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Salvador dispõe atualmente de 28 unidades de Cras distribuídas pela cidade. De acordo com a Sempre, mais cinco equipamentos-modelo já têm licitação finalizada e devem ser construídos a partir de 2025.

Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.