NOTÍCIA SALVADORA: Conta de LUZ com abatimentos de 10%, 40% e 65% alegra CORAÇÃO dos brasileiros e notícia se espalha rapidamente
A conta de luz é um dos gastos fixos que mais pesam no orçamento de muitas famílias brasileiras. No entanto, resta saber que é possível obter descontos promocionais nesse serviço
Em suma, a conta de luz envolve uma parcela especial da renda de milhões de brasileiros todos os meses. Muitos reclamam consumidores de valores elevados, mesmo quando passam o dia fora de casa. Há diversos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que consomem mais energia do que uma pessoa imagina.
Conforme levantamento realizado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil teve a segunda conta de luz mais cara do mundo em 2022. A tarifa de energia elétrica pesa principalmente no bolso das famílias de renda mais baixa, pois a despesa é mensal e ininterrupta.
Diante desse cenário, o Governo Federal disponibiliza uma Tarifa Social de Energia Elétrica para reduzir as dificuldades que as famílias de baixa renda enfrentam no país. E as pessoas que têm direito ao benefício podem ter grandes descontos na conta de energia elétrica.
Quem pode solicitar a isenção pelo Tarifa Social? Descontos podem chegar a 100%
Apenas alguns grupos específicos de pessoas podem solicitar descontos na conta de luz. Em suma, o consumidor que deseja aproveitar os benefícios da Tarifa Social deve atender a alguns dos requisitos abaixo:
- Ser idoso com 65 anos de idade, ou mais, ou pessoa com deficiência que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Fazer parte de famílias inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660);
- Fazer parte de família inscrita no CadÚnico, com renda mensal de três até intervalos (R$ 3.960), que tenha portador de doença ou deficiência grave que precise de uso permanente de energia elétrica para o tratamento, procedimento médico ou terapêutico mínimo.
Como se inscrever no programa Tarifa Social?
Para se inscrever no programa de descontos na conta de luz, o cidadão deverá comparecer a algum CRAS ou posto do Cadastro Único.
No local, passo por uma entrevista com perguntas sobre a composição familiar, rendimentos, despesas e características do domicílio e dos membros da família. As respostas devem ser verdadeiras para que os usuários não recebam os benefícios cortados.
Como funciona o desconto na conta de luz?
Os descontos do programa Tarifa Social variam entre 10% e 65%, dependendo da quantidade de quilowatts/hora (kWh) consumidos no mês.
- Consumo de 0 a 30 kWh/mês – Desconto de 65%;
- Consumo de 31 a 100 kWh/mês – Desconto de 40%;
- Consumo de 101 a 220 kWh/mês – Desconto de 10%.
Dicas para economizar energia
Além de solicitar o desconto na conta de luz, é importante adotar alguns hábitos que ajudam a economizar energia. A seguir, listamos algumas dicas que podem fazer a diferença na sua conta de luz:
- Apague as luzes ao sair de um cômodo;
- Evite usar o chuveiro elétrico em horário de pico;
- Não deixe os aparelhos em stand-by;
- Opte por lâmpadas de LED, que são mais econômicas;
- Evite abrir a geladeira desnecessariamente.