No Brasil, a conta de luz é um dos principais gastos mensais das famílias e das empresas. Por isso, qualquer redução nesse valor é sempre bem-vinda. E para alegria de muitos brasileiros, o governo anunciou novidades que irão resultar em uma conta de luz mais barata a partir de abril.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a redução da tarifa de energia elétrica para centenas de brasileiros. Essa redução será aplicada tanto aos consumidores residenciais quanto às empresas e indústrias. Segundo a Aneel, a tarifa de energia elétrica ficará mais barata já nos próximos dias.
Quem será beneficiado com a redução?
A boa notícia é que muitos brasileiros terão uma conta de luz mais barata a partir da próxima semana. A redução foi homologada na última terça-feira, contemplando cerca de 1,65 milhão de unidades consumidoras, entre baixa e alta tensão.
Mais especificamente, a redução na tarifa de energia elétrica será de -3,90% para consumidores de baixa tensão e de -5,61% para os consumidores de alta tensão. Vamos entender melhor quais são essas classes de consumidores:
Consumidores de baixa tensão
Os consumidores de baixa tensão são aqueles atendidos pelas distribuidoras de energia que fornecem energia elétrica para residências, comércios e pequenas indústrias. As classes de consumidores contempladas com a redução são:
- B1 – Residencial e subclasse residencial baixa renda;
- B2 – Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural;
- B3 – Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio;
- B4 – Iluminação pública.
Consumidores de alta tensão
Já os consumidores de alta tensão são aqueles que demandam maior quantidade de energia elétrica, como as indústrias de grande porte. As classes de consumidores contempladas com a redução são:
- A1 (>= 230 kV);
- A2 (de 88 a 138 kV);
- A3 (69 kV);
- A4 (de 2,3 a 25 kV).
O efeito da redução na conta de energia elétrica
De acordo com a Aneel, o efeito médio para o consumidor será de -4,04% na conta de energia elétrica. Essa redução representa uma economia significativa para as famílias e empresas, que poderão destinar esse valor para outras despesas ou investimentos.
É importante ressaltar que existe a possibilidade de isenção na conta de luz para algumas famílias de baixa renda. Por meio do programa Tarifa Social, essas famílias podem obter descontos ou até mesmo a isenção total do pagamento da conta de energia elétrica.
Outra boa notícia é que a bandeira tarifária verde permanece em todo o país. Isso significa que os brasileiros não precisarão pagar tarifas adicionais pelo consumo de energia elétrica. Essa ação é resultado das condições favoráveis de geração de energia no país. Vale destacar que o Brasil está em bandeira verde desde abril de 2022.
Dicas para economizar na conta de luz
Além das reduções na tarifa de energia elétrica, existem outras medidas que podem ajudar a economizar na conta de luz. Confira algumas dicas:
- Utilize lâmpadas LED, que consomem menos energia;
- Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso;
- Aproveite a luz natural e evite acender luzes durante o dia;
- Utilize a função de sleep mode dos aparelhos eletrônicos;
- Evite deixar a geladeira aberta por muito tempo;
- Prefira utilizar ventiladores ao invés de ar condicionado, sempre que possível;
- Faça manutenções periódicas nos equipamentos e instalações elétricas.
A redução na tarifa de energia elétrica é uma ótima notícia para os consumidores brasileiros. Com essa medida, as famílias e empresas poderão economizar na conta de luz e destinar esse valor para outras necessidades. Além disso, a manutenção da bandeira tarifária verde traz ainda mais benefícios aos brasileiros. Lembre-se de adotar medidas de economia de energia no seu dia a dia e aproveitar ao máximo essa redução na conta de luz.