Consulta do Auxílio Brasil pelo CPF é liberada HOJE (20/03) para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 e pega brasileiros do CADÚNICO de surpresa; veja como fazer
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) liberou a consulta à nova parcela do Auxílio Brasil, que agora se chama oficialmente Bolsa Família. As 21 milhões de famílias inscritas no programa social vão receber entre 18 e 31 de janeiro o primeiro depósito de 2024.
Como fazer a consulta do Auxílio Brasil pelo CPF?
Para descobrir se você terá direito à nova parcela do benefício, é possível fazer a consulta pelo CPF. Existem duas formas de realizar essa consulta:
- Através do aplicativo do Auxílio Brasil;
- Pelo site e app do Cadastro Único (CadÚnico).
A consulta por CPF pode ser feita no aplicativo do Auxílio Brasil ou pelo site e app do Cadastro Único (CadÚnico). Essa consulta é importante para as famílias que se enquadram nos critérios para receber o benefício e desejam saber se foram consideradas aptas a receber os R$ 600.
Cadastro no Auxílio Brasil
É importante ressaltar que não será necessário fazer um novo cadastro para receber o Auxílio Brasil. O governo realizará a averiguação cadastral mensalmente para verificar se as famílias continuam seguindo os critérios para receber o benefício.
Dessa forma, novos beneficiários serão incluídos no programa e outros podem deixar de receber.
Desde o relançamento do Bolsa Família, entre março e outubro de 2023, mais de 2,39 milhões de novas famílias foram incluídas no programa, alcançando a marca de mais de 21 milhões de beneficiários.
Verificação no Cadúnico
Para saber se está inscrito no Cadastro Único, o beneficiário pode fazer a consulta por telefone, ligando para o número 0800 707 2003. O atendimento é gratuito e funciona das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.
O Cadastro Único é feito e coordenado pelas prefeituras, que fazem a análise do beneficiário e inserem os dados no sistema do governo. A Caixa é responsável por operar o Cadastro Único e realizar os pagamentos dos benefícios.
Datas do Auxílio Brasil em 2024
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para o ano de 2024 já foi divulgado pelo governo. A primeira parcela começará a ser depositada no dia 18 de janeiro, para os inscritos com NIS final 1. Os depósitos de R$ 600 seguirão até o dia 31 de janeiro.
Os valores do Auxílio Brasil serão depositados de acordo com a modalidade de conta bancária do beneficiário.
O depósito poderá ser feito em conta poupança social digital, conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista ou conta contábil (plataforma social do programa).
Confira o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em janeiro:
- 18 de janeiro – depósito para NIS 1;
- 19 de janeiro – depósito para NIS 2;
- 22 de janeiro – depósito para NIS 3;
- 23 de janeiro – depósito para NIS 4;
- 24 de janeiro – depósito para NIS 5;
- 25 de janeiro – depósito para NIS 6;
- 26 de janeiro – depósito para NIS 7;
- 29 de janeiro – depósito para NIS 8;
- 30 de janeiro – depósito para NIS 9;
- 31 de janeiro – depósito para NIS 0;
Os valores do Auxílio Brasil poderão ser sacados com o Cartão Bolsa Família até a emissão de um novo cartão. O prazo para sacar a parcela do Auxílio Brasil será de 120 dias após o depósito dos valores.
Como saber se vou receber o Auxílio Brasil?
É possível fazer a consulta pelo CPF para descobrir se a família foi aprovada para receber o Auxílio Brasil. A consulta pode ser feita através do aplicativo do Auxílio Brasil ou pelo Portal Cidadão.
A consulta do Auxílio Brasil pelo CPF já está liberada. As famílias que estão inscritas no programa social podem verificar se terão direito à nova parcela do benefício.
A consulta pode ser feita através do aplicativo do Auxílio Brasil ou pelo site e app do Cadastro Único (CadÚnico).
Não é necessário fazer um novo cadastro para receber o Auxílio Brasil, pois a averiguação cadastral é feita mensalmente pelo governo.
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em 2024 já foi divulgado, e a primeira parcela será depositada a partir do dia 18 de janeiro.
Os valores serão depositados de acordo com a modalidade de conta bancária do beneficiário. É importante ficar atento ao prazo de saque, que é de 120 dias após o depósito dos valores.