A Carteira de Identidade Nacional, conhecida como “novo RG”, foi introduzida em 2022 para substituir o documento de identificação anterior. Ela traz várias melhorias em relação ao antigo modelo, incluindo a utilização do CPF como número de identidade único, o que facilita a vida dos cidadãos.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o novo RG e detalhar o processo para emitir esse documento atualizado.
Como funciona o NOVO RG?
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi criada para modernizar a identificação dos brasileiros. Uma de suas vantagens é usar o mesmo número do CPF como base de identificação. Além disso, ela pode ser obtida tanto em formato físico (papel ou cartão) quanto digital.
O novo documento também inclui um QR Code que permite verificar sua autenticidade e status de validade, facilitando a verificação em caso de perda ou roubo.
Além disso, por ser emitida de forma padronizada em todo o país, a CIN deverá facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos federais e em diversos locais do Brasil.
Quais estados estão emitindo o NOVO RG?
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida oficialmente em agosto de 2023, mas de forma gradual. Segundo o Serpro, mais de 9 milhões de CINs já foram emitidas até agora.
Com a Bahia agora emitindo a CIN, a lista de estados que já oferecem o documento inclui:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Apenas os estados do Amapá e Roraima ainda não estão emitindo a CIN, mas em breve o documento estará disponível em todo o país.
Até quando o RG antigo será valido?
Com a introdução da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o RG continuará sendo aceito, mas somente até 28 de fevereiro de 2032.
Isso ocorre porque o RG é controlado pelos estados, o que permite que o mesmo cidadão tenha documentos emitidos por mais de um estado. Com a CIN, que utiliza o número único do CPF como base, essa situação será eliminada, trazendo mais organização ao processo de identificação nacional.
Como emitir o NOVO RG?
Para obter o novo RG, você precisa agendar um horário e ir pessoalmente a uma junta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou unidade da Polícia Civil do seu estado ou Distrito Federal. Em alguns estados, também é possível emitir o documento em órgãos vinculados à SSP, como o Poupatempo em São Paulo, o Ganha Tempo no Mato Grosso do Sul e o Detran no Rio de Janeiro.
Após agendar, vá ao local na data e horário marcados, levando um documento que tenha CPF e uma cópia da certidão de nascimento ou casamento. A primeira via da CIN é gratuita e a versão digital fica disponível logo depois que você receber a versão física.