Direitos do TrabalhadorGeralINSS

COMUNICADO OFICIAL do INSS É EMITIDO HOJE (07/03) e vai afetar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 de TODOS OS BENEFÍCIOS para 2024

COMUNICADO OFICIAL do INSS É EMITIDO HOJE (06/03) e vai afetar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 de TODOS OS BENEFÍCIOS para 2024
COMUNICADO OFICIAL do INSS É EMITIDO HOJE e vai afetar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 de TODOS OS BENEFÍCIOS para 2024. Imagem: Montagem/Revista dos Benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um comunicado geral, alertando aos segurados de NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 que o instituto está com o intuito de, até o final de abril, planeja substituir a perícia médica pelo novo sistema Atestmed em todos os pedidos de benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.

O novo sistema, que já responde por quase metade das solicitações, tem como propósito facilitar o acesso aos benefícios de curta duração, de até 180 dias.

A saber, o sistema foi introduzido como uma medida temporária durante a pandemia, mas após ser reformulado pelo INSS e relançado em julho do ano passado, ganhou uma nova missão: simplificar as regras para a concessão do benefício por incapacidade temporária.

Benefícios do Atestmed do INSS

Primeiramente, com o Atestmed, o segurado pode fazer o pedido e enviar a documentação pelo aplicativo Meu INSS ou levar na própria agência. Além disso, também é possível usufruir da redução do chamado “custo atraso”. Devido ao tempo necessário para a realização das perícias médicas, muitas vezes o segurado, nos casos mais simples, já está recuperado na data da avaliação – e a análise, que seria clínica, acaba se tornando apenas documental.

Além disso, o Atestmed gerou uma economia de quase R$ 1 bilhão no ano passado. Para 2024, a expectativa do Ministério da Previdência Social é economizar R$ 5,6 bilhões com o programa.

A implementação do sistema também está sendo vista como uma maneira de combater fraudes. O INSS adotou o uso de inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos, por meio de cruzamentos de bancos de dados e até de análise comportamental.

Novas regras para o auxílio-doença do INSS em 2024

As regras atualizadas para o auxílio-doença em 2024 trazem algumas mudanças importantes que os beneficiários devem ficar atentos. Vamos conhecer cada uma delas:

1. Pedido sem critérios de idade mínima

A partir do próximo ano, o cidadão não precisará atender a critérios de idade mínima para realizar o pedido do auxílio-doença. Isso significa que trabalhadores de todas as faixas etárias poderão solicitar o benefício, desde que cumpram os demais requisitos estabelecidos pelo INSS.

2. Concessão sem perícia médica

Outra mudança significativa é que a concessão do auxílio-doença poderá ser efetuada sem a necessidade de uma perícia médica presencial.

Agora, o trabalhador precisará apresentar um atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho. Essa medida visa agilizar o processo e evitar que os beneficiários tenham que esperar por um agendamento de perícia.

3. Solicitação por meio do Atestmed

A partir de 2024, o pedido de auxílio-doença poderá ser feito por meio do Atestmed, uma plataforma lançada recentemente pelo INSS. Essa plataforma permite que o cidadão realize a solicitação de forma online, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.

Com isso, espera-se reduzir o tempo de espera e agilizar o processo de análise dos pedidos.

4. Análise do Atestado Médico por Inteligência Artificial

Com o objetivo de evitar fraudes nos pedidos de auxílio-doença, o Governo Federal implementará o uso de inteligência artificial na análise dos documentos apresentados.

Além de avaliar o atestado médico virtualmente, a plataforma será capaz de realizar a comparação das assinaturas médicas e de outros atendimentos de saúde realizados pelo trabalhador.

Essa medida tem como objetivo garantir que o benefício seja liberado apenas para aqueles que realmente necessitam.

5. Atendimento Médico Virtual em Cidades Remotas

Uma mudança importante é a implementação do atendimento médico virtual para beneficiários que residem em cidades remotas, onde a disponibilidade de peritos do INSS é baixa.

Essa medida visa assegurar que os trabalhadores dessas regiões tenham acesso ao auxílio-doença de forma ágil e eficiente, reduzindo o tempo máximo de espera para a análise do benefício.

6. Meta de análise em até 45 dias

Com todas essas iniciativas, o Governo Federal estabeleceu a meta de analisar todas as solicitações de auxílio-doença em até 45 dias.

Isso significa que os beneficiários não precisarão esperar meses para obter uma resposta sobre seu pedido, garantindo uma maior agilidade e eficiência no processo.

INSS se prepara para pagar março

Em meio a mudança no processo de perícia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o pagamento da aposentadoria e demais benefícios do INSS é calculado com base no último número do cartão de benefício. Para isso, é preciso levar em conta apenas o número que antecede o dígito verificador, desconsiderando o número após o traço.

O calendário de pagamentos do INSS em março varia de acordo com o valor do benefício. Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, o pagamento será realizado entre os dias 22 de março e 5 de abril, dependendo do último número antes do dígito verificador do cartão. Já para os beneficiários que recebem valor superior a um salário mínimo, o pagamento está previsto para os primeiros cinco dias de abril.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x