A segurança online é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no mundo digital. Com o crescente uso da Internet para realização de transações bancárias, compras online e troca de informações pessoais, é necessário ter cuidado para se proteger de possíveis golpes e fraudes.
Pensando nisso, o Bradesco fez um forte comunicado para os seus clientes, em especial, aqueles que usam constantemente serviços como cartão de crédito, pix, conta poupança e outros. Isso porque, para a instituição, a segurança dos seus clientes é algo inegociável e primordial para o bem-estar de suas vidas financeiras.
Portanto, confira abaixo as dicas do Bradesco para evitar golpes e fraudes e manter a segurança em alto nível em sua conta.
Escolha com atenção o navegador da internet
A Microsoft interrompeu o suporte ao Internet Explorer, impossibilitando o acesso a alguns sites através dele. Sugerimos a utilização de navegadores atualizados e seguros como o Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox. Esses navegadores possuem recursos avançados de segurança que ajudam a proteger suas informações online.
A acessibilidade na internet é um direito de todos. Para facilitar a navegação, alguns navegadores possuem recursos como alto contraste e tradutor de Libras. Além disso, é possível navegar usando atalhos do teclado. Por exemplo, no Google Chrome, pressionando a tecla Alt e o número correspondente à seção da página que você deseja acessar.
Quando acessar sua conta bancária online, é recomendado usar um navegador seguro e atualizado. Além disso, é importante lembrar de não compartilhar suas informações de agência e conta com terceiros. A chave de segurança é um recurso que pode ser usado para garantir a segurança da sua conta bancária online.
Altera a senha ou cancele a chave de segurança quando necessário
Em caso de roubo ou perda do seu celular, é importante tomar algumas ações para proteger suas informações. Primeiramente, entre em contato com seu banco e solicite a alteração da senha da sua conta e o cancelamento da chave de segurança. Além disso, avise sua operadora e troque as senhas de todas as redes sociais, aplicativos e e-mails.
Confira seu cartão após a realização de compras
Quando realizar compras com cartão de crédito, sempre confira o valor pago no comprovante e verifique se o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu. Além disso, ative alertas de notificação de compras pelo aplicativo do seu cartão para receber avisos sempre que uma transação for realizada.
Além disso, é importante que, antes de realizar uma compra online, verifique se o site é seguro e desconfie de preços muito baixos. Ao realizar o pagamento, sempre confira os dados do destinatário. Lembre-se: um olho nas ofertas e outro nas dicas de segurança!
Atenção com mensagens suspeitas
Esteja sempre atento a mensagens suspeitas que podem ser tentativas de golpe. O Bradesco, por exemplo, não entra em contato pedindo senhas, atualizações sistêmicas ou para baixar aplicativos de acesso remoto. Caso receba algum link suspeito, não clique e não compartilhe suas informações.
Para garantir a segurança no uso do WhatsApp, mantenha sua foto visível apenas para seus contatos e ative a confirmação em duas etapas. Não envie Pix para números desconhecidos e, caso alguém peça dinheiro emprestado, sempre confirme com a pessoa por outro canal.
Cuidados com cartões físicos e virtuais
Para proteger suas compras online, considere criar um cartão virtual. Dessa forma, seu cartão físico permanece seguro e sua conta protegida.
Ao sair de casa, especialmente em transportes públicos e grandes aglomerações, mantenha seu cartão em segurança. Não armazene nem compartilhe fotos ou dados do seu cartão com ninguém e lembre-se de que suas senhas são pessoais e intransferíveis.
É possível ativar ou desativar o bloqueio temporário do cartão de crédito pelo aplicativo do seu cartão a qualquer momento. Dessa forma, em caso de perda ou roubo, você pode evitar que transações sejam realizadas sem sua autorização.