No Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são duas das maiores instituições financeiras disponíveis para atender os clientes 24 horas por dia. Porém, recentemente, um comunicado geral saiu, em que ambas anunciaram medidas que podem resultar no encerramento automático das contas poupança.
Encerramento da conta poupança da Caixa?
De acordo com informações oficiais, a Caixa Econômica Federal divulgou dois alertas importantes que podem levar ao encerramento automático da conta poupança.
O primeiro alerta diz respeito a contas com saldo zerado e sem qualquer movimentação por um período de 180 dias. Nesses casos, a instituição encerra a conta de forma automática.
Isso significa que, para manter a conta ativa, é fundamental realizar depósitos e movimentações regulares, mesmo que sejam de pequenos valores. Dessa forma, evita-se o risco de ter a conta encerrada sem aviso prévio.
É importante ressaltar que o encerramento automático da conta não impede que ela seja reativada posteriormente. Caso a conta poupança seja encerrada devido ao saldo zerado e falta de movimentação, é possível reativá-la realizando um novo depósito.
Todavia, é necessário entrar em contato com a agência para efetuar o recadastramento da conta, caso o correntista não possua uma conta corrente ativa na Caixa Econômica Federal.
Banco do Brasil: Conta poupança encerrada ao final do semestre
No caso do Banco do Brasil, muitos correntistas reclamaram recentemente sobre o encerramento da conta poupança sem aviso prévio. Em resposta às reclamações, o Banco do Brasil esclareceu que as contas de poupança são encerradas automaticamente pelo sistema ao final de cada semestre, desde que atendam a dois critérios específicos.
O primeiro critério é que a conta poupança esteja com saldo zero. O segundo critério é que não haja movimentação na conta por um período superior a dois meses. Caso essas condições sejam cumpridas, o sistema do Banco do Brasil encerra a conta automaticamente.
Assim como na Caixa Econômica Federal, é possível reativar a conta poupança encerrada pelo Banco do Brasil. Se o correntista for uma pessoa física com conta corrente no banco, a reativação é automática, bastando efetuar um novo depósito.
Entretanto, se o correntista não possuir uma conta corrente ou for uma pessoa jurídica, será necessário realizar o recadastramento da conta para efetuar novas movimentações.
Como evitar o encerramento automático da poupança
Tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil, é importante estar atento para evitar o encerramento automático da conta poupança. Algumas medidas simples podem ser adotadas para manter a conta ativa:
- Realizar depósitos regulares, mesmo que de pequenos valores, para evitar que a conta fique com saldo zerado;
- Movimentar a conta pelo menos uma vez a cada dois meses, evitando que ela fique sem movimentação por um período prolongado.
Essas ações garantem que a conta poupança esteja sempre ativa e evitam surpresas desagradáveis, como o encerramento automático sem aviso prévio.