Como agendar seu atendimento no INSS? Confira os meios disponíveis em 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem se modernizando constantemente para facilitar a vida dos brasileiros. Nos últimos anos, uma grande parte dos serviços do órgão passou a estar disponível online, eliminando a necessidade de deslocamento até uma agência física.
Veja como realizar o agendamento de serviços do INSS, seja através do portal “Meu INSS” ou por telefone, além de destacar os principais serviços que exigem ou não agendamento prévio.
Agendamento INSS pelo Portal “Meu INSS”
O portal “Meu INSS” é a principal plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social, disponível tanto no site quanto em aplicativo móvel. Através dessa ferramenta, os usuários podem agendar diversos serviços de forma rápida e conveniente.
Vamos detalhar o passo a passo para realizar esse agendamento:
1. Acesse sua conta no “Meu INSS”
O primeiro passo é acessar sua conta no portal “Meu INSS”. Para isso, basta clicar no botão “Entrar com gov.br” na página inicial. Caso seja a sua primeira vez, será necessário criar uma conta no portal gov.br para ter acesso aos serviços.
2. Selecione a opção “Novo Pedido”
Após efetuar o login, você verá um menu com diversos serviços disponíveis. Clique na opção “Novo Pedido” para dar início ao processo de agendamento.
3. Escolha o serviço desejado
Uma lista de opções de serviços será exibida. Selecione aquele que melhor atende à sua necessidade no momento.
4. Confira e atualize seus dados
Nesta etapa, você deve revisar cuidadosamente seus dados cadastrais e atualizá-los, se necessário, antes de prosseguir.
5. Selecione a agência do INSS
Caso o seu atendimento seja presencial, você deverá escolher a agência da Previdência Social mais próxima da sua localidade. Você pode utilizar seu CEP ou pesquisar por município para encontrar a opção mais conveniente.
6. Conclua o agendamento
Após confirmar todas as informações, basta concluir o agendamento. Na tela final, você poderá verificar os detalhes da solicitação realizada.
Agendamento INSS por telefone
Além do portal “Meu INSS”, também é possível realizar o agendamento de serviços do INSS por telefone, através do número 135. Esse canal de atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
No entanto, é importante ressaltar que o atendimento via telefone pode demorar um pouco mais, pois há um maior fluxo de pessoas. Por isso, o portal “Meu INSS” é a opção mais recomendada para agilizar o processo de agendamento.
Serviços que exigem agendamento prévio
Nem todos os serviços do INSS precisam de agendamento prévio. Alguns podem ser realizados de forma imediata, presencialmente, como:
- Emissão de senha para o “Meu INSS”;
- Consulta da situação de benefícios e de pedidos de revisão ou recursos;
- Cálculo de GPS atrasada;
- Inscrição na Previdência Social.
No entanto, outros serviços devem ser agendados antes da visita à agência do INSS, como:
- Solicitação de aposentadorias e outros benefícios da Previdência Social;
- Pedido de benefício por incapacidade (aposentadoria por invalidez);
- Agendamento de perícia médica.
É importante ficar atento a essa diferenciação para evitar transtornos e agilizar o seu atendimento.
Serviços disponíveis sem necessidade de agendamento
Além dos serviços que podem ser realizados presencialmente sem agendamento prévio, o INSS também disponibiliza algumas opções que podem ser acessadas de forma totalmente online, sem a necessidade de ir até uma agência. São eles:
- Consulta de situação de benefícios;
- Emissão de extrato de pagamentos;
- Solicitação de revisão ou recursos;
- Cadastramento de procurador.
Dessa forma, o usuário pode resolver diversas demandas sem sair de casa, agilizando ainda mais o atendimento.
Tempo médio de atendimento no INSS
O tempo médio de atendimento nas agências do INSS pode variar consideravelmente, dependendo de diversos fatores, como:
- Localização da agência;
- Fluxo de pessoas no momento da visita;
- Dia da semana e horário escolhido.
Em geral, o atendimento presencial do INSS está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, podendo haver variações de acordo com feriados, pontos facultativos e outras ocasiões.
Portanto, é difícil prever exatamente quanto tempo você levará para ser atendido. Por isso, o agendamento prévio se torna uma alternativa muito vantajosa, pois permite que você organize melhor o seu tempo e evite longas esperas.