Direitos do TrabalhadorFGTSGeral

Chegando ao seu FIM na canetada de Lula, saque-aniversário do FGTS tem mais de 35 milhões de adesões. E agora?

No último dia 13 deste mês,  o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que recebeu autorização do presidente Lula para finalizar a modalidade neste semestre.

A provável extinção do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve impactar 35 milhões de trabalhadores que optaram por essa modalidade desde sua criação em 2020.

Chegando ao seu FIM na canetada de Lula, saque-aniversário do FGTS tem mais de 35 milhões de adesões. E agora?
Chegando ao seu FIM na canetada de Lula, saque-aniversário do FGTS tem mais de 35 milhões de adesões. E agora?. Foto: Reprodução

Na semana anterior, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que obteve aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional ainda este ano, visando encerrar o programa.

De março de 2020 a agosto de 2024, foram retirados R$ 125,4 bilhões dessa modalidade, que conta com 35,5 milhões de adesões ativas.

Saque-aniversario FGTS

O saque-aniversário é uma alternativa para acessar o FGTS, permitindo ao trabalhador sacar parcialmente seu saldo no mês de seu aniversário. Contudo, ao escolher essa opção, ele perde o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Na última sexta-feira (13), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que o fim do saque-aniversário do FGTS foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser encerrado neste semestre.

A proposta do governo, que será enviada como projeto de lei ao Congresso Nacional, acaba com o modelo atual, mas traz novidades, como a possibilidade de crédito consignado para o setor privado.13,

Segundo Marinho, o saque-aniversário, criado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reduzia o Fundo em cerca de R$ 100 bilhões por ano.

Isso também afetaria os investimentos em moradia, já que muitos trabalhadores usam os recursos do FGTS para financiar imóveis, conforme explicou o ministro.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x