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Casal de idosos sofre GOLPE cruel e perde mais de R$ 500 mil que estavam em conta-poupança; fique atento(a)!

Um casal idoso de Belo Horizonte relatou ter perdido mais de R$ 500 mil de sua conta-poupança.

De acordo com o registro policial, os idosos mantinham a conta por cerca de 30 anos e acompanhavam o saldo através de extratos bancários recebidos em casa.

Casal de idosos sofre GOLPE cruel e perde mais de R$ 500 mil que estavam em conta-poupança; fique atento(a)!
Casal de idosos sofre GOLPE cruel e perde mais de R$ 500 mil que estavam em conta-poupança; fique atento(a)!. Foto: Reprodução

Em 30 de julho, a família descobriu vários saques de valores diferentes na conta – em um único dia, foram nove retiradas de R$ 2.500 cada. Também houve compras em diversos estabelecimentos comerciais.

A família suspeita que os responsáveis usavam um cartão para retirar o dinheiro da conta.

“Não sabemos se esse cartão saiu da agência, se foi extraviado na agência, nos Correios, porque nunca chegou em nossa casa. Parece que era esse cartão que estava sendo usado por essa pessoa para fazer os saques”, disse.

A família acredita que houve falha na segurança do banco, que ainda não informou quando – ou se – devolverá o dinheiro perdido pelo casal idoso.

Em comunicado, a Polícia Civil informou que abriu investigação e “empenha esforços para apurar os fatos, autores e circunstâncias”.

O Banco Bradesco, por sua vez, disse que “está analisando o caso” e que, por questões de sigilo bancário, não comenta o assunto.

4 conselhos para proteger idosos contra fraudes digitais

Muitos idosos não estão familiarizados com o ambiente digital, como conversas em apps de mensagens e links falsos. Isso os torna vulneráveis a golpes e fraudes, podendo sofrer prejuízos tão graves quanto pessoas mais experientes na internet.

Por isso, se você conhece alguém mais velho, é importante explicar os riscos e ajudá-los a identificar situações suspeitas.

Confira abaixo as recomendações dos nossos especialistas e aproveite para conversar sobre isso com os idosos que você conhece.

Conselho nº 1 – Ensine a importância de senhas fortes

Por não serem nativos digitais, idosos geralmente desconhecem boas práticas de segurança online, como o uso de senhas robustas para e-mail, redes sociais, apps bancários e até para bloquear a tela do celular.

É fundamental explicar aos seus familiares ou conhecidos idosos a importância de criar senhas fortes e trocá-las regularmente para evitar que hackers acessem suas contas indevidamente.

Dicas para criar senhas seguras:

  1. Use no mínimo 8 caracteres;
  2. Combine letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números;
  3. Evite sequências numéricas ou senhas óbvias como nomes de parentes, pets ou datas comemorativas;
  4. Crie uma senha forte diferente para cada conta.

Conselho nº 2 – Configure atualizações automáticas e instale um antivírus

Todo dispositivo deve ter um antivírus instalado, pois é uma ferramenta essencial para criar uma camada extra de proteção contra diversos tipos de ameaças, identificando riscos antes mesmo que sejam instalados.

Além disso, ative as atualizações automáticas do sistema operacional em celulares, notebooks e tablets. Isso garante correções de vulnerabilidades e falhas, aumentando a segurança e melhorando o desempenho dos aparelhos.

Conselho nº 3 – Mostre exemplos de golpes comuns

Uma forma eficaz de proteger os idosos contra fraudes é usar exemplos reais. Busque na internet ou use casos de conhecidos para mostrar como os golpistas agem. Apresente trocas de mensagens suspeitas, SMS falsos e sites duvidosos para ilustrar as táticas usadas.

Isso ajudará os idosos a reconhecer situações típicas de golpes, identificar características suspeitas em mensagens ou imagens, e outros sinais de alerta que podem aumentar sua segurança online.

Conselho nº 4 – Alerte sobre golpes bancários

É crucial alertar sobre golpes em que criminosos se passam por funcionários de bancos. Como muitos idosos estão aprendendo a usar apps bancários, é importante que saibam diferenciar comunicações legítimas de tentativas de fraude.

Para clientes do Santander, por exemplo, é importante saber que o banco:

  • Nunca liga ou envia SMS pedindo transações para cancelar compras ou Pix não reconhecidos;
  • Não solicita senhas, ID Santander ou códigos de validação por telefone;
  • Jamais envia funcionários ou entregadores para recolher cartões em domicílio.

Ensine os idosos a desconfiar de pedidos urgentes ou ameaçadores, especialmente se envolverem informações pessoais ou financeiras. Incentive-os a sempre verificar diretamente com o banco em caso de dúvidas, usando os canais oficiais de atendimento.

Ao seguir esses conselhos e manter um diálogo aberto sobre segurança digital, você pode ajudar os idosos a navegar com mais confiança e segurança no mundo online, reduzindo o risco de caírem em armadilhas de golpistas.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
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