O Carrefour Brasil planeja definir até o fim deste mês o número de funcionários temporários que irá contratar para o aumento de vendas esperado no final do ano. As primeiras estimativas indicam um aumento de 10% a 15% em relação ao número habitual fora desse período.
“Vamos ter um cheiro mais preciso até o fim do mês; mas se normalmente eu contato mil pessoas, agora vou contratar ao menos 1.100 pessoas“, afirmou Kiko Campos, diretor sênior de recursos humanos do grupo, referindo-se às contratações temporárias para eventos como Black Friday, Natal e Ano Novo.
Campos explicou que a maioria das vagas será para repositores, funcionários de gôndolas e caixas. “Temos capacidade boa de aumentar de tamanho…A gente se prepara para 10% a 15%” de crescimento nas contratações“, disse o executivo.
Segundo ele, os números sobre a expansão da rede no país ainda estão sendo definidos pelo grupo, com expectativa de uma posição final até o fim do ano. “Temos expansões já programadas…e os resultados do primeiro semestre animaram a abrir mais lojas“, comentou Campos à Reuters em um evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
O Carrefour Brasil, que também é proprietário da marca de atacarejo Atacadão, divulgou no final de julho um lucro líquido ajustado de 151 milhões de reais no segundo trimestre, superando os 29 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.
Na ocasião, o grupo aumentou a previsão de abertura de lojas para 2024, planejando inaugurar 20 unidades do Atacadão, em comparação com as 10 a 12 estimadas anteriormente.
Origem do Carrefour
O Carrefour foi fundado em 2 de agosto de 1959 em Boulogne-Billancourt, França, por três empresários visionários: Marcel Fournier, Denis Defforey e Jacques Defforey.
Eles vislumbraram a oportunidade de criar um novo modelo de varejo que desafiasse os padrões tradicionais, oferecendo uma experiência de compra mais conveniente e acessível aos consumidores.
O primeiro passo da expansão internacional do Carrefour foi a chegada ao Brasil em 1975, com a inauguração de uma loja na Chácara Klabin, em São Paulo.
No ano seguinte, a rede expandiu sua presença para o Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Esse foi um marco importante, pois o Brasil se tornou o primeiro país nas Américas a receber uma filial do grupo francês.
O crescimento acelerado do Carrefour no Brasil foi impulsionado por uma estratégia estratégica de aquisição. A empresa comprou diversas redes regionais existentes, como Mineirão, Rainha, Dallas, Big, Eldorado, Continente, Planaltão, Roncetti e Atacadão.
Essa abordagem permitiu que o Carrefour expandisse rapidamente sua presença e fortalecesse sua posição no mercado brasileiro.