CAIXA 12/11 transmite comunicado e confirma VAZAMENTO de dados dos seus clientes
O Banco Central (BC) comunicou nesta semana que ocorreu um vazamento de informações pessoais de clientes da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o sistema do BC, a brecha de segurança afetou dados cadastrais ligados a 644 chaves Pix sob responsabilidade da Caixa.
Consequências dos vazamentos de dados
As informações vazadas incluem nome do cliente, CPF, agência, número e tipo da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix.
“Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, declarou o Banco Central em nota.
Segundo a autoridade monetária, as informações obtidas são de “natureza cadastral,” que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Mesmo demitido há 2 anos, ex-estagiário envolvido em vazamento de dados da Justiça do RS ainda tinha acesso ao sistema.
As pessoas afetadas pelo vazamento serão avisadas exclusivamente pelo aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição financeira.
O Banco Central informou que o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da Caixa e que foram tomadas as medidas necessárias para investigar detalhadamente o caso e aplicar as sanções previstas para esse tipo de incidente. O BC afirmou também que o vazamento identificado tem baixo impacto potencial para os usuários.
Como proteger suas informações pessoais?
Dados pessoais são informações que podem identificar uma pessoa, direta ou indiretamente. Isso inclui, mas não se limita a:
- Nome completo
- Endereço residencial
- Data de nascimento
- Endereço de e-mail
- Números de telefone
- Informações bancárias
De acordo com Saulo Moreira, especialista do portal Revista dos Benefícios, a relevância desses dados vai além do indivíduo, impactando também empresas e organizações que dependem de informações pessoais para oferecer serviços e tomar decisões estratégicas. Com a digitalização crescente, esses dados se tornaram um ativo valioso, mas também um alvo para criminosos.
A seguir, apresentamos uma série de dicas práticas que ajudarão você a proteger suas informações pessoais online.
1. Criação de Senhas Fortes
Uma das primeiras linhas de defesa na proteção de dados é a criação de senhas robustas. Aqui estão algumas orientações:
- Complexidade: Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
- Evite Padrões: Não utilize senhas óbvias, como “senha123” ou sequências numéricas.
- Senhas Diferentes: Utilize senhas distintas para diferentes contas. Isso minimiza o risco de comprometimento em caso de vazamento.
- Gerenciadores de Senhas: Considere usar ferramentas que ajudem a armazenar e gerar senhas seguras.
2. Habilitação da Autenticação em Dois Fatores
A autenticação em dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança. Funciona da seguinte maneira:
- Código de Verificação: Além da senha, um código único é enviado para o seu dispositivo, que deve ser inserido para acessar a conta.
- Redução de Risco: Mesmo que sua senha seja descoberta, o acesso à conta continua protegido pela necessidade do código.
3. Atualizações de Software
Manter seus dispositivos e aplicativos atualizados é vital para a segurança. As atualizações geralmente incluem:
- Correções de Segurança: Elas corrigem vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas por hackers.
- Novos Recursos: Além da segurança, as atualizações podem oferecer melhorias de desempenho e novas funcionalidades.
4. Atenção ao Phishing
Phishing é uma técnica comum utilizada por criminosos para obter informações confidenciais. Para se proteger:
- Desconfie de Mensagens: Sempre verifique a autenticidade de e-mails ou mensagens que solicitam informações pessoais.
- Links Suspeitos: Evite clicar em links desconhecidos. Sempre digite o endereço do site diretamente no navegador.
5. Uso de Redes Wi-Fi Seguras
As redes Wi-Fi públicas são um grande risco para a segurança de dados. Aqui estão algumas dicas:
- Evite Transações: Não realize transações financeiras em redes não seguras.
- VPN: Utilize uma rede privada virtual (VPN) para criptografar seus dados ao usar redes públicas.
6. Limpeza Regular de Dados
Fazer uma revisão periódica das informações que você armazena é uma prática recomendada:
- Remova Dados Desnecessários: Exclua informações que não são mais úteis. Isso reduz a quantidade de dados que podem ser comprometidos.
- Organização: Mantenha seus dados organizados para facilitar a identificação de informações que podem ser eliminadas.
Como acessar informações sobre sua conta CAIXA com segurança
Primeiramente, você precisa ir ao site oficial do Internet Banking Caixa e digitar seu usuário. Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastrar” e siga estes passos:
- Concorde com os termos de uso;
- Preencha suas informações como CPF e data de nascimento;
- Depois, insira os dados da sua conta, incluindo agência, número da conta e senha de 4 dígitos da Caixa;
- Escolha seu nome de usuário e senha;
- Por último, confira os dados inseridos e conclua o cadastro.
Como ativar e liberar seu aparelho no Internet Banking da Caixa
Se for sua primeira vez acessando o internet banking da Caixa pelo dispositivo, é preciso registrá-lo por questões de segurança. Veja como fazer isso:
- Abra o aplicativo Internet Banking da Caixa e entre na sua conta;
- Toque em “senhas e configurações“;
- Procure a opção “Cadastrar Dispositivos” > “Gerenciar“;
- Dê um apelido e escolha “Tempo Indeterminado” no “Prazo de Expiração“;
- Na parte inferior da tela, selecione “SMS recebido no telefone“;
- Aperte “CONTINUAR” para receber a mensagem por SMS;
- Digite o código recebido por SMS e toque em “CONTINUAR“.
Após completar essas etapas de segurança, você poderá realizar suas operações no Internet Banking da Caixa Econômica Federal.