CAIXA emite COMUNICADO hoje (07/03) sobre NOTÍCIA FALSA na POUPANÇA e CPFs finais 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 e pega brasileiros de surpresa
A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira que desempenha um papel fundamental na vida dos brasileiros. Recentemente, surgiram informações de que a Caixa estaria encerrando automaticamente as contas da Poupança Social Digital.
A princípio, é importante destacar que a Poupança Social Digital é uma conta aberta de forma automática pela Caixa Econômica Federal para os beneficiários de programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial (extinto em 2021).
Essa conta permite que os beneficiários recebam os pagamentos de forma rápida e segura, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Uma das informações que circulou recentemente é a de que a Caixa estaria encerrando automaticamente as contas da Poupança Social Digital. No entanto, é importante esclarecer que o encerramento automático não acontece para nenhum CPF (1,2,3,4,5,6,7,8,9 ou o).O que ocorre é a suspensão das contas que não passaram pelo processo de atualização cadastral.
O que disse o Governo sobre a notícia falsa na poupança Social da Caixa
Em comunicado, o Governo Federal emitiu:
“É falsa a informação de que a CAIXA fará o encerramento automático de Poupança Social Digital que não tenham movimentação financeira nos últimos 180 dias. O banco esclarece que as regras da conta são regidas pela Lei 14.075/2020. A Poupança Social Digital CAIXA é uma poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital CAIXA é feita pelo aplicativo CAIXA Tem”, disse o Governo Federal em nota.
“Caso a conta receba mais que R$ 5.000,00 em um mesmo mês, ela será bloqueada. Nesta situação você poderá mudar sua Poupança Social Digital CAIXA para uma Poupança Digital CAIXA pelo aplicativo CAIXA Tem ou ir a uma agência CAIXA para efetuar o saque do saldo disponível e pedir encerramento da conta”, acrescentou.
Processo de atualização cadastral da Poupança Social Digital
De acordo com informações oficiais do Governo Federal, o processo de atualização cadastral é uma medida adotada pela Caixa para garantir a segurança e a integridade das contas da Poupança Social Digital. Esse processo é obrigatório para os beneficiários que recebem o Seguro Desemprego ou o Seguro Defeso.
A atualização cadastral pode ser feita de forma rápida e fácil, através do aplicativo Caixa Tem. O beneficiário precisa acessar o aplicativo, selecionar a opção de atualização cadastral e seguir as instruções fornecidas.
É importante estar com os documentos pessoais em mãos, pois será necessário fornecer algumas informações. A atualização cadastral é importante para garantir que os beneficiários continuem recebendo os pagamentos de forma regular. Ademais, é uma medida de segurança para evitar fraudes e garantir que o dinheiro chegue realmente nas mãos de quem precisa.
Como atualizar o Caixa Tem; veja o passo a passo
Atualizar o app Caixa Tem no iPhone é um processo simples e rápido. Siga os passos abaixo:
- Abra o seu iPhone;
- Procure pelo app Caixa Tem na “App Store”;
- Clique e abra-o;
- No canto inferior direito, você encontrará o ícone com uma lupa, que significa “Buscar”, clique na lupa;
- Aperte na barra de busca e o teclado do seu telefone abrirá para você digitar o nome do app pretendido;
- Digite “Caixa Tem”;
- Aperte “Buscar” no canto inferior direito, em um botão azul;
- Caso você não tenha o app, basta baixá-lo. É só clicar no botão “Obter” e o aplicativo já será baixado em sua última versão disponível;
- Caso você já tenha o app e deseje apenas atualizá-lo, clique no botão “Atualizar”.
Atualizar o app Caixa Tem no Android também é bastante simples. Siga os passos abaixo:
- Abra seu aparelho smartphone;
- Procure pela “Play Store”;
- Clique e abra a loja de aplicativos;
- Na parte superior da loja, haverá uma barra de busca, clique nela;
- Escreva “Caixa Tem” na barra de busca selecionada anteriormente;
- Caso você não tenha o app, clique no botão “Baixar”. O app já virá atualizado;
- Se você já tiver o aplicativo em seu celular, clique em “Atualizar”.
Consequências do não cumprimento da atualização cadastral
Caso o beneficiário não realize a atualização cadastral dentro do prazo estabelecido, sua conta da Poupança Social Digital será suspensa. Isso significa que ele não poderá realizar transações, como saques e pagamentos, até que o cadastro seja atualizado.
Por isso, é fundamental que todos os beneficiários fiquem atentos e cumpram o prazo estabelecido.
A suspensão das contas da Poupança Social Digital que não passaram pela atualização cadastral faz parte das medidas de segurança adotadas pela Caixa Econômica Federal.
Essas medidas visam proteger os beneficiários e evitar possíveis fraudes. Por isso, é fundamental que todos os beneficiários cumpram o processo de atualização cadastral.