CAIXA confirma grande notícia para os trabalhadores registrados na carteira assinada desde 2020
Quem ganhou 1 salário mínimo mensal em 2023 poderá retirar o abono salarial PIS/PASEP 2025, assim como aqueles que receberam até 2 salários por mês. Porém, existem outras condições a serem cumpridas para garantir o pagamento.
O que é o abono salarial PIS/PASEP 2025?
Caso você não saiba, o PIS é o Programa de Integração Social destinado aos trabalhadores do setor privado. Já o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, voltado para funcionários públicos.
Esta é a principal distinção entre esses benefícios que os trabalhadores recebem, mas frequentemente confundem. Além disso, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do PIS, enquanto o Banco do Brasil cuida do Pasep.
Além disso, outras exigências incluem:
- O trabalhador deve ter recebido no máximo 2 salários mínimos mensais;
- Estar cadastrado no programa há, pelo menos, 5 anos (ou seja, desde 2020);
Portanto, quem ganha 1 salário mínimo tem direito ao abono, pois está dentro do limite de renda. Contudo, nem todos que recebem esse valor são elegíveis.
É necessário ter trabalhado por no mínimo 30 dias em 2023 para uma Pessoa Jurídica, além de atender aos requisitos mencionados.
Como verificar o PIS/PASEP dos trabalhadores
A consulta pode ser feita pelo app Carteira de Trabalho Digital. Após entrar:
- Selecione “Benefícios” e “Abono Salarial”;
- Verifique sua elegibilidade, o valor e a data do saque.
É importante lembrar que a consulta para o próximo ano ainda não está disponível. As informações atuais são referentes ao PIS/PASEP 2024.
Para verificar o status do seu abono salarial, a Caixa oferece várias opções. Você pode usar os canais de comunicação do banco, como o site oficial ou o aplicativo Caixa Trabalhador.
Se você é servidor público, deve acessar o site do Banco do Brasil para obter informações.
Como sacar o abono salarial PIS/PASEP?
Agora que você sabe como consultar o extrato do PIS/PASEP, é importante entender como retirar o valor disponível. Primeiramente, lembre-se que os pagamentos seguem um calendário específico divulgado pela Caixa Econômica.
Para sacar o dinheiro, você tem algumas opções:
- Se não tiver conta no banco, pode usar um caixa eletrônico com o Cartão Cidadão e a senha;
- Sem o cartão, não se preocupe. É possível receber o valor em qualquer agência da Caixa. Leve um documento com foto, CPF e carteira de trabalho;
- Para falar diretamente com a Caixa sobre o PIS, ligue para 0800-726-02-07.
Você também pode acessar o site do banco para obter informações. Sempre tenha em mãos o número do NIS (PIS/PASEP) para facilitar o processo.
Lembre-se que essas opções estão disponíveis para garantir que você receba seu benefício de forma prática e segura. Fique atento ao calendário de pagamentos e aos documentos necessários para evitar contratempos.