O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou uma nova linha de crédito baseada no comportamento financeiro dos clientes. Essa iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso ao crédito para a população de baixa renda, levando em consideração o histórico de pagamento de contas de consumo, como luz, água e telefone.
Acesso ao crédito baseado no comportamento financeiro
A Caixa Econômica Federal planeja transformar o acesso ao crédito no Brasil, deixando de ser apenas um microcrédito e passando a ser um crédito baseado no comportamento financeiro dos indivíduos.
A ideia é que, ao analisar o histórico de pagamento de contas de consumo, como luz, água e telefone, seja possível conceder crédito de forma mais facilitada para a população de baixa renda.
Carlos Vieira, presidente da Caixa, ressalta que o sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu a partir desse processo. O que mais importa para a população de baixa renda é ter o nome limpo, ou seja, ter um bom cadastro.
Com o acesso ao crédito baseado no comportamento financeiro, essas pessoas poderão comprar o que desejarem, com a garantia de um histórico de pagamentos em dia.
Fidelização de clientes
Carlos Vieira também destaca que essa nova linha de crédito tem como objetivo trazer mais clientes fiéis para a Caixa Econômica Federal. Atualmente, dos 150 milhões de clientes do banco, apenas 20% são considerados fidelizados. Com a implementação do acesso ao crédito baseado no comportamento financeiro, a Caixa espera aumentar esse número.
A concessão de crédito será baseada no histórico de pagamento de contas de consumo, como luz, água e telefone. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o funcionamento dessa nova linha de crédito, mas a expectativa é que ela facilite o acesso ao crédito para a população de baixa renda, incentivando o consumo e impulsionando o crescimento da economia.
Alinhamento com o discurso do presidente Lula
Essa iniciativa da Caixa Econômica Federal está alinhada com o discurso do presidente Lula, que defende que os bancos públicos devem ser indutores do crescimento da economia.
Carlos Vieira ressalta que o presidente Lula tem uma forma própria de se comunicar com a sociedade e acredita que é necessário trazer mais pessoas para o mundo do consumo.
Anteriormente, Carlos Vieira já havia afirmado que a Caixa seria o primeiro banco a trazer a baixa renda para o mercado de capitais, prometendo a modernização dos canais da instituição financeira.
Com a implementação do acesso ao crédito baseado no comportamento financeiro, a Caixa reforça seu compromisso em proporcionar oportunidades financeiras para a população de baixa renda.
Empréstimo com penhor da Caixa
O penhor Caixa é uma linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal, uma instituição financeira pública com patrimônio próprio e autonomia administrativa. Essa modalidade de empréstimo permite que você utilize objetos de valor, como joias, canetas, relógios, diamantes e pratarias, como garantia para obter crédito.
Ao deixar o bem penhorado na Caixa, você pode receber o dinheiro na hora, sem a necessidade de análise cadastral ou avaliador. As taxas de juros do peso da Caixa são uma das mais baixas do mercado, com uma média de 2,25% ao mês. No entanto, é importante ressaltar que existem contratos mais atrativos que podem oferecer taxas ainda menores.
Os limites de empréstimo podem chegar até 100% do valor da garantia, mas essa condição está disponível apenas para os clientes que recebem o crédito na Caixa. A renda mínima necessária para solicitar o empréstimo não é informada pela instituição, e o crédito também está disponível para negativados no SPC/Serasa.