Cadúnico comunica grande mutirão nos dias 1,2,3 e 4 de abril; aproveite!
O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados do governo brasileiro que reúne informações sobre famílias de baixa renda.
Ele é utilizado para identificar e incluir essas famílias em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano divulgou a realização de um novo Mutirão de Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) em abril.
Nesta ocasião, a atividade será segmentada em três segmentos, abrangendo Centro, Guarus e Baixada Campista.
Cadúnico comunica grande mutirão nos dias 1,2,3 e 4 de abril; aproveite!
O mutirão, que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de abril, será realizado na área central da cidade, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Nos dias 15 e 16, a iniciativa acontecerá na Vila Olímpica Waldir Pereira, localizada no Parque Guarus. Os dias finais serão dedicados aos moradores da Baixada Campista, que poderão atualizar seus dados cadastrais nos dias 29 e 30 no distrito de Goitacazes, em um local que ainda será anunciado.
O mutirão começará sempre às 9h, sem distinção de região, atendendo por ordem de chegada. Em cada um dos oito dias reservados, serão disponibilizadas 800 vagas. Não é preciso agendar para participar deste mutirão e não houve convocação.
Para receber o atendimento, o proprietário do Cartão Goitacá precisa estar ciente das documentações requeridas, que são as mesmas para a atualização comum do Cadastro Único: identidade e documento com foto do líder familiar e de todos os residentes, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os membros de 4 a 17 anos.
No que diz respeito à última exigência, a declaração escolar, uma equipe do setor educacional está presente no mutirão para fornecer o documento. Não é necessário levar cópia desses documentos.
Durante o mês de março, os profissionais que trabalham no Cadastro Único receberam treinamento para manusear o novo sistema da base de dados do Governo Federal, que foi lançado no último dia 17.
A partir deste momento, o novo site automatiza a inserção de dados das famílias, prevenindo falhas e tornando o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais rápido.
Rodrigo Carvalho, secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, reitera à população a necessidade de atualizar o CadÚnico para manter os dados cadastrais atualizados, prevenindo assim a exclusão de programas sociais como o Cartão Goitacá e o Bolsa Família.
“Vamos começar o mês de abril com mais uma oportunidade para que as famílias atualizem o seu Cadastro Único. Esse é um procedimento de praxe para que as informações cadastrais estejam em dia. É assim que o governo federal ou o governo municipal conseguem acompanhar a situação das famílias que são beneficiárias de algum programa ou benefício. Sem o CadÚnico atualizado e a partir da análise criteriosa das equipes técnicas dos CRAS, a permanência das famílias que não atualizam as informações são avaliadas e, caso haja inconsistência de dados, elas são desligadas”, disse o secretário.
AGENDAMENTO SUSPENSO
Em razão do Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Centro, Guarus e Baixada Campista, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.
Confira o cronograma de agendamento em abril:
Sexta-feira, 28 de abril: abre agendamento apenas para o dia 31 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 4 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.