Você sabia que o Banco Central (BC) ainda possui cerca de R$ 7,51 bilhões disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR)? Esses valores correspondem a “dinheiro esquecido” por clientes em bancos, instituições financeiras e cooperativas.
No entanto, menos da metade desse montante foi devolvida até o momento. De acordo com dados recentes do BC, mais de 40 milhões de pessoas físicas têm valores a receber, totalizando mais de R$ 6 bilhões.
Já no caso de pessoas jurídicas, são mais de três milhões aptas a resgatar cerca de R$ 1,49 bilhões. Esses números impressionantes mostram a importância de verificar se você possui valores a receber.
A saber, para descobrir se você possui valores a receber, é necessário acessar o site do Banco Central pelo seguinte link: https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Ao entrar no site, clique em “Consulte se tem valores a receber”, insira seus dados e clique em “Consultar”. É importante ressaltar que você também pode consultar recursos esquecidos de familiares falecidos e iniciar o processo de resgate.
Como solicitar o resgate de valores a receber?
Após fazer a consulta e verificar que há valores a receber, você precisará clicar no botão ‘Acessar o SVR’. Caso não haja fila de espera, você será redirecionado para a página de login da Conta gov.br.
Para acessar seus valores como pessoa física ou de pessoas falecidas, sua Conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Já para acessar valores de pessoa jurídica, sua Conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado.
Dentro do sistema, você terá 30 minutos para realizar todas as etapas necessárias. Segundo o BC, esse tempo é suficiente para realizar as operações, mas fique atento ao relógio no canto superior da tela.
A solicitação do resgate é feita dentro do próprio Sistema de Valores a Receber. Neste caso, será necessário selecionar uma de suas chaves PIX (campo obrigatório) e informar seus dados pessoais.
Guarde o número de protocolo fornecido para entrar em contato com a instituição, caso seja necessário. É importante destacar que, mesmo que você tenha indicado a chave PIX, a instituição pode optar por devolver o valor por meio de TED ou DOC para a conta da chave PIX selecionada.
Qual é o prazo de pagamento do “dinheiro esquecido”?
O prazo de pagamento do dinheiro esquecido é de até 12 dias úteis caso a opção de pagamento seja via PIX. Nos demais casos, o prazo é determinado pela instituição financeira responsável pela devolução. É importante ressaltar que a instituição não é obrigada a realizar o pagamento em até 12 dias úteis.
Durante o processo de resgate, a instituição financeira pode entrar em contato por telefone ou e-mail para confirmar sua identidade ou esclarecer dúvidas sobre a forma de devolução. É fundamental lembrar que você nunca deve fornecer suas senhas a terceiros.
Situações especiais durante o processo de resgate
Caso o sistema ofereça a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresente uma chave PIX disponível para seleção, você deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável pelo telefone ou e-mail informado por ela.
Dessa forma, será possível combinar a melhor forma de devolução. Se preferir, você também pode criar uma chave PIX e retornar ao sistema para solicitar o valor esquecido.
Por outro lado, se o sistema não oferecer a opção “Solicitar por aqui”, será necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou e-mail informado por ela. Assim, você poderá combinar a forma de devolução do valor.