De acordo com o Serasa, o número de brasileiros endividados atingiu um novo recorde em 2024: mais de 70 milhões de pessoas estão com o nome negativado. No entanto, muitos acreditam que as dívidas simplesmente somem após cinco anos.
O Serasa esclareceu como esse processo funciona e aproveitou para explicar o que acontece com os devedores durante esse período.
Após cinco anos com o nome sujo, a dívida recebe um tratamento diferente, tanto pelos credores quanto pelos órgãos de proteção ao crédito.
No entanto, de acordo com o especialista em economia, Saulo Moreira, do site Revista dos Benefícios, isso não significa, porém, que as dívidas desaparecem como num passe de mágica. Pensando nisso, o Serasa convocou os devedores com CPF terminado de 0 a 9 para regularizarem sua situação.
O que acontece com minhas dívidas depois de cinco anos no Serasa?
- Após esse período, a dívida caduca;
- Isso quer dizer que, passados cinco anos, a dívida é considerada prescrita;
- O credor perde o direito de cobrar a dívida judicialmente;
- O nome do devedor é removido dos cadastros de inadimplentes;
- A dívida não aparece mais como negativada no Serasa e não afeta o cálculo do seu Score (pontuação de crédito do consumidor);
- Contudo, as dívidas não são extintas na origem e os credores ainda podem tentar cobrar os devedores.
Como quitar minha dívida de mais de cinco anos e limpar meu nome no Serasa?
O Serasa oferece várias opções para o devedor regularizar seu nome. Uma delas é o Serasa Limpa Nome, que promete descontos de até 90% para o pagamento das dívidas.
Veja como limpar seu nome no Serasa:
- Acesse o app ou site do Serasa Limpa Nome;
- Faça login na plataforma e clique em “soluções”;
- Escolha a opção “validar meio de pagamento”;
- Digite o código Pix ou boleto recebido;
- Se o código for válido, você pode pagar seu acordo com segurança;
- Se o número não for reconhecido pelo Validador de Boletos, o Serasa recomenda verificar os dados antes de efetuar o pagamento.
Por que verificar a pontuação do CPF
Um dos principais motivos para checar o CPF é descobrir se existem dívidas ou negativações em seu nome. Segundo o Mapa da Inadimplência, em janeiro de 2024, mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes.
Para sair dessa situação, o primeiro passo é conhecer o tamanho da dívida e avaliar as opções de negociação. Ao verificar a pontuação do CPF regularmente, fica mais difícil ser pego de surpresa ao ter um parcelamento ou financiamento negado.
A Serasa é uma das cinco empresas de análise de crédito do Brasil autorizadas pelo Banco Central a coletar dados sobre o histórico financeiro das pessoas. As outras empresas são Boa Vista, SPC Brasil, Quod e TransUnion.
Como consultar o CPF gratuitamente
Na Serasa, é possível checar o CPF de graça pelo site ou aplicativo. Ambos os métodos são simples e rápidos. Após um cadastro básico, o usuário recebe imediatamente informações sobre o Serasa Score e outros dados do CPF. Se houver alguma pendência, o sistema mostrará as empresas ou instituições envolvidas.
Como verificar o CPF online na Serasa
Aprenda a fazer a consulta pelo site:
- Entre no site serasa.com.br.
- Digite seu CPF na página inicial e clique em “Consultar agora”.
- Preencha o cadastro, se for seu primeiro acesso.
- Informe CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha com no mínimo oito caracteres, incluindo números e letras maiúsculas e minúsculas.
- Faça a verificação.
- Aguarde receber um código por e-mail ou SMS.
- Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.
- Pronto! As informações da consulta do CPF serão exibidas. Se houver alguma pendência, use os dados para regularizar sua situação o quanto antes.