Comunicado PÉSSIMO HOJE (31/03) do Bolsa Família para quem tem NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9,0
O Bolsa Família é um programa social de extrema importância ao combate à pobreza no Brasil, fornecendo assistência financeira a famílias de baixa renda, ajudando a garantir acesso à alimentação, saúde e educação. Desde sua implementação, tem sido uma ferramenta vital na redução da desigualdade e na promoção da inclusão social.
No entanto, recentemente, o governo Lula confirmou uma péssima notícia sobre o Bolsa Família.
Governo Lula confirma péssima notícia sobre BOLSA FAMÍLIA
O governo Lula confirmou uma péssima notícia para os beneficiários do Bolsa Família no próximo mês de abril, alertando sobre a possibilidade de cancelamento de parcelas em uma próxima rodada de depósitos.
O motivo principal para o bloqueio do programa será a condição irregular do CPF, mantendo o pente-fino nos cadastros dos beneficiários como uma prática constante.
As novas regras do Bolsa Família confirmam que se um membro da família tiver o CPF irregular, os beneficiários serão impedidos de receber suas parcelas do programa. Isso pode levar ao bloqueio do benefício e, se a situação persistir, ao seu cancelamento.
A Portaria Nº 897/2023 destaca especificamente a importância da regularização do CPF para garantir a continuidade do recebimento do auxílio.
“Art. 10. Em observância ao disposto no Decreto nº 11.566, de 2023, estarão impedidas de habilitação ao PBF [Programa Bolsa Família] as famílias que possuem pessoas com as seguintes pendências:
I – CPF em situação irregular na base da Receita Federal, conforme pendência identificada no CadÚnico.”
Como regularizar suspensão do Bolsa Família?
Vale ressaltar que as irregularidades no CPF do titular do benefício não são as únicas causas de suspensão no repasse do Bolsa Família; inconsistências na documentação de qualquer membro da família também podem levar à descontinuação do benefício, incluindo cancelamentos do CPF junto à Receita Federal ou discrepâncias de titularidade no CadÚnico.
Para resolver esse problema, as famílias cadastradas devem regularizar os dados do CPF na Receita Federal. O processo pode ser feito online, acessando o site do órgão e seguindo as etapas indicadas para atualização do CPF.
Se o CPF já estiver suspenso, o usuário deve solicitar a regularização através do portal da Receita ou pessoalmente em uma das unidades do órgão, mediante agendamento prévio. A situação cadastral das famílias será comunicada através do extrato de pagamento do benefício, disponível no aplicativo Caixa Tem.
Calendário de pagamentos do BOLSA FAMÍLIA em ABRIL
Para garantir a continuidade do recebimento do Bolsa Família em Abril, é essencial que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e mantenham suas informações atualizadas. O processo de atualização pode ser realizado online, exigindo o CPF para consulta e uma conta no gov.br para acesso ao aplicativo do programa.
A atualização cadastral por confirmação é disponibilizada apenas para o Responsável Familiar (RF) após a conclusão do cadastro familiar. Este passo a passo é fundamental para assegurar que os beneficiários continuem recebendo o auxílio de forma adequada.
Confira abaixo o calendário completo dos pagamentos do Bolsa Família em Abril:
- Final do NIS 1 – Dia 17;
- Final do NIS 2 – Dia 18;
- Final do NIS 3 – Dia 19;
- Final do NIS 4 – Dia 22;
- Final do NIS 5 – Dia 23;
- Final do NIS 6 – Dia 24;
- Final do NIS 7 – Dia 25;
- Final do NIS 8 – Dia 26;
- Final do NIS 9 – Dia 29;
- Final do NIS 0 – Dia 30.