EconomiaGeral

Veja se o seu CPF com SORTE HOJE (08/02): Banco do Brasil perdoa 99% e até 100% da DÍVIDA para CPFs com débitos nos juros e brasileiros pulam de alegria

Banco do Brasil. Foto: Reprodução

Ótima notícia no Banco do Brasil. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma importante opção para auxiliar os estudantes a custear seus estudos superiores. No entanto, muitos alunos acabam acumulando dívidas que se tornam um fardo financeiro. Felizmente, agora é possível renegociar essas dívidas com descontos de até 99%.

Os estudantes que desejam renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem fazê-lo a partir de hoje. Essa é uma excelente oportunidade para os alunos que se encontram em situação de inadimplência e buscam uma solução para quitar suas pendências financeiras. O valor do desconto pode chegar a até 99% do débito, incluindo o próprio financiamento.

Quem pode se beneficiar dos descontos?

Cerca de 1.240 milhão de estudantes poderão ser beneficiados com algum tipo de redução nos valores das dívidas. No entanto, é importante ressaltar que a renegociação está disponível apenas para determinadas situações específicas. Aqueles que estão com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, e que estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, têm a possibilidade de renegociar 99% do total da dívida.

Para os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, há a opção de desconto da totalidade das multas e juros e de 12% do valor principal, para pagamento à vista. Além disso, é possível parcelar o pagamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas, mantidas as demais condições do contrato.

Para fazer a renegociação das dívidas do Fies, os estudantes devem se dirigir a agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para dar entrada no processo. É importante estar atento aos prazos e documentos necessários para a renegociação. Certifique-se de levar consigo os documentos pessoais, comprovante de matrícula e todas as informações necessárias para agilizar o processo.

Condições favoráveis para a renegociação

O Ministério da Educação publicou a resolução com os procedimentos de renegociação de dívidas de estudantes com o Fies, conforme lei sancionada pelo presidente Lula. A medida traz condições muito favoráveis para os estudantes, que podem abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.

Vale ressaltar que somente uma das faixas de renegociação permite um desconto de 99% do total da dívida. Essa possibilidade está restrita aos estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, cuja data da última prestação esteja em atraso superior a 5 anos.

Faixas de Renegociação do Fies

A resolução estabelece diferentes faixas de renegociação, dependendo da situação do estudante. Confira abaixo cada uma delas:

  1. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:

    • Desconto da totalidade das multas e juros e de 12% do valor principal, para pagamento à vista.
    • Possibilidade de parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas, mantidas as demais condições do contrato.
  2. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

    • Desconto de 92% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.
  3. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, cuja data da última prestação esteja em atraso superior a 5 anos:

    • Desconto de 99% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.
  4. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem nas situações anteriores:

    • Desconto de 77% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.

Para os estudantes que estão em dia com o Fies, também há um desconto de 12% do valor total da dívida, inclusive principal, para pagamento à vista..

Benefícios da renegociação de dívidas do FIES

A renegociação de dívidas do FIES traz diversos benefícios tanto para os estudantes quanto para o Banco do Brasil. Confira alguns deles:

  • Parcelas acessíveis: A renegociação permite a readequação do valor das parcelas, de acordo com a capacidade financeira do estudante. Isso possibilita o pagamento das dívidas de forma mais tranquila e sem comprometer o orçamento.
  • Regularização da situação financeira: Ao renegociar as dívidas do FIES, o estudante tem a oportunidade de regularizar sua situação financeira, evitando a inadimplência e seus impactos negativos.
  • Manutenção do crédito: A renegociação também evita que o nome do estudante seja negativado nos órgãos de proteção ao crédito, o que pode dificultar a obtenção de financiamentos e empréstimos no futuro.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x