Benefícios SociaisDireitos do TrabalhadorEconomiaINSS

AVISO GERAL para os IDOSOS de 60, 61, 62, 63 e 64 anos acaba de sair com aposentadoria pelo INSS e pega todos de surpresa

Dinheiro. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

A aposentadoria do INSS é um marco crucial na vida de qualquer trabalhador, e com as recentes mudanças nas regras previdenciárias no Brasil, é fundamental que os idosos de 60,61,62,63,64 anos e também os jovens e adultos estejam a par das novidades que entrarão em vigor em 2024.

Entendendo as Novas Regras de Aposentadoria

A reforma da Previdência de 2019 introduziu importantes modificações nas regras de aposentadoria, que começarão a ser implementadas gradualmente a partir de 2024. Segundo as novas normas, as mulheres poderão se aposentar aos 62 anos de idade, com um mínimo de 15 anos de contribuição. Já os homens terão de esperar até completar 65 anos e comprovar 20 anos de contribuição.

No entanto, essas regras gerais só se aplicam aos trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS após 2019 ou aqueles que somente se aposent​arão após 2031. Para os brasileiros que já contribuíam antes da reforma, um regime de transição foi estabelecido, com alterações graduais a cada ano até 2031.

Regra de Pontuação

Outra mudança significativa é a chamada “Regra de Pontuação”, que combina a idade do trabalhador com o seu tempo de contribuição. Neste ano, a pontuação mínima exigida será de 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens. Essa pontuação aumentará gradualmente a cada ano, de acordo com o regime de transição.

Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição

Além da Regra de Pontuação, as modalidades de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição também sofreram modificações. Para a aposentadoria por idade, a idade mínima será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, desde que com pelo menos 15 anos de contribuição.

Já para a aposentadoria por tempo de contribuição, o mínimo passa a ser de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Regras de Transição para Quem Já Contribuía

A reforma da Previdência de 2019 estabeleceu cinco regras de transição específicas para os trabalhadores que já contribuíam para o INSS antes das mudanças. Essas regras alteram tanto o valor do benefício quanto o momento em que ele será concedido. Vamos explorar cada uma delas:

1. Idade Mínima + Tempo de Contribuição

Nesta regra, a idade mínima para se aposentar sobe seis meses a cada ano, até chegar a 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, em 2031. Além disso, o tempo mínimo de contribuição também aumenta, chegando a 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

2. Aposentadoria por Idade

Para a aposentadoria por idade, a idade mínima continua sendo 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, desde que com 15 anos de contribuição.

3. Pedágio de 50%

Essa regra se aplica aos trabalhadores que estavam próximos da aposentadoria em 2019. Eles terão de cumprir um “pedágio” de 50% do tempo de contribuição que faltava antes da reforma.

4. Pedágio de 100%

Nesta opção, o trabalhador terá de cumprir integralmente o tempo de contribuição pendente para se aposentar. Embora exija um esforço maior, essa regra pode resultar em um benefício de valor mais elevado.

5. Regra dos Pontos

Semelhante à Regra de Pontuação, essa modalidade soma a idade do trabalhador com o seu tempo de contribuição. Neste ano, a pontuação mínima é de 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens, com o aumento gradual nos anos seguintes.

Simulando sua Aposentadoria

Para entender melhor como essas mudanças afetarão sua situação, o INSS disponibiliza uma ferramenta de simulação de aposentadoria em seu site. Basta seguir alguns passos simples:

  1. Acesse o site do INSS e entre no “Meu INSS” usando sua conta Gov.br.
  2. No campo “Do que você precisa”, digite “Simular Aposentadoria”.
  3. As simulações com as regras de transição antes e depois da reforma serão exibidas.
  4. Você poderá baixar o resultado em PDF para analisar detalhadamente.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
Botão Voltar ao topo