Muitos brasileiros se interessam em abrir uma conta poupança. A saber, o sistema funciona como uma forma de investimento, em que mensalmente pode obter bons rendimentos.
A saber, a caderneta poupança é oferecida por diversas instituições financeiras, inclusive pelo banco Santander, que possui um aviso geral para todos os brasileiros com CPF final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 que estão interessados em abrir uma conta na instituição.
Como abrir uma poupança no Santander?
Correntistas do Santander
Se você já possui uma conta-corrente no Santander, provavelmente já tem acesso automático a uma conta poupança. A ativação é simples e pode ser feita seguindo esses passos:
- Acesse sua conta Santander;
- Clique em “Menu” e, em seguida, “Poupança”;
- Aplique o valor que deseja investir na poupança.
Caso não tenha essa opção disponível, basta clicar em “Adicionar conta”, inserir o valor desejado e aplicar.
Não correntistas do Santander
Caso você não seja correntista do Santander e não queira contratar uma conta-corrente, é possível abrir apenas uma conta poupança em qualquer agência física. Siga o passo a passo abaixo:
- Dirija-se à agência Santander mais próxima;
- Leve os documentos necessários, como CPF, comprovante de residência e RG;
- Solicite a abertura da conta poupança a um atendente;
- Leia e assine o contrato;
- Aguarde o envio do seu cartão Santander.
Se você deseja abrir uma conta corrente no Santander e, consequentemente, obter uma poupança, confira nosso guia completo sobre como abrir uma conta no Santander.
Como funciona a conta poupança do Santander
Para abrir uma conta poupança no Santander, você deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento original com foto, como RG ou CNH;
- Número do CPF;
- Comprovante de residência, como conta de água, luz ou telefone.
Esses documentos são necessários para que o banco verifique sua situação financeira e faça uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. É importante destacar que pessoas com dívidas ou irregularidades podem ter dificuldade na aprovação de crédito devido ao score baixo.
A saber, a conta poupança do Santander pode ser solicitada por qualquer pessoa acima de 18 anos ou por jovens de até 17 anos acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. A abertura da conta é gratuita em uma das agências Santander espalhadas pelo Brasil ou pode ser ativada pelos correntistas do banco sem nenhum custo adicional.
Com uma conta poupança, você pode investir seu dinheiro sempre que quiser. Apesar de ter uma rentabilidade menor em comparação a outras opções de investimento, a poupança pode ser uma ótima escolha para iniciar seu controle financeiro e gerir sua vida financeira de forma mais saudável.
O rendimento da conta poupança Santander é definido com base na taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR) definida pelo Banco Central. Se a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança Santander será de 70% da Selic mais a TR. Por exemplo, se a taxa Selic estiver em 3,5% e a TR estiver zerada, o rendimento será de cerca de 0,20% ao mês.
Como fazer a transferência de dinheiro da poupança Santander
Assim que sua conta poupança Santander estiver aberta, você poderá transferir dinheiro para ela. Esse procedimento pode ser feito em um caixa eletrônico ou por meio de uma transferência bancária de outra instituição.
Com a poupança Santander, você também pode enviar dinheiro para contas da mesma instituição ou fazer TED e DOC. Para transferências para outros bancos, é cobrada uma taxa, no entanto, as movimentações entre contas Santander são gratuitas. Para os correntistas que desejam ativar a função poupança em sua conta-corrente Santander, basta realizar um Depósito Programado em Poupança. Esse processo programa uma transferência mensal para sua poupança de forma automática, facilitando a economia mensal.
A ativação do Depósito Programado pode ser feita por meio do aplicativo, Internet Banking, caixa eletrônico, central de atendimento ou agência. Vale ressaltar que a conta poupança Santander não oferece cartão de crédito. No entanto, o titular recebe um cartão de débito, que pode ser utilizado em caixas eletrônicos, pagamentos na função débito em máquinas de cartão ou pagamentos online.
Vantagens e desvantagens da poupança Santander
Abrir uma conta poupança Santander é uma excelente maneira de começar a economizar e desenvolver uma educação financeira. Apesar de não oferecer as maiores taxas de retorno, a poupança proporciona a segurança de uma administração simples e sem cobranças mensais, como anuidade ou taxas de serviço.
Para aqueles que já possuem uma conta no Santander, o processo é ainda mais simples e prático, pois não é necessário fazer nenhum outro cadastro para ativar a poupança. Basta fazer uma transferência e ativar a modalidade. Se você tem um objetivo financeiro, como adquirir um carro, fazer uma viagem ou pagar algum serviço, a conta poupança Santander pode ajudá-lo a ter um controle financeiro mais saudável e obter um pequeno rendimento.
Por fim, se seus objetivos são mais ambiciosos e você busca um investimento com maior rentabilidade, é válido analisar outras opções, como Fundos Imobiliários, CDB, entre outros.