Direitos do TrabalhadorEconomiaGeral

Auxílio-Maternidade MEI: Saiu agora como solicitar e garantir seus direitos

Auxílio-Maternidade MEI: Saiu agora como solicitar e garantir seus direitos
Auxílio-Maternidade MEI: Saiu agora como solicitar e garantir seus direitos – Imagem: Reprodução.

Se você é uma microempreendedora individual (MEI) e deseja conciliar maternidade e carreira, temos uma ótima notícia: o direito ao auxílio-maternidade é garantido para você.

Assim como as empregadas de empresas privadas ou do setor público, você também tem o direito de não precisar escolher entre sua profissão e o ato de ser mãe.

Veja como funciona o auxílio-maternidade para MEI, quais são as situações cobertas por ele, quanto tempo dura e qual o valor do benefício. Além disso, vamos ensinar passo a passo como solicitar o auxílio. Continue lendo para saber mais.

O que é o auxílio-maternidade para MEI?

O auxílio-maternidade é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às microempreendedoras individuais (MEIs). Esse suporte financeiro é viabilizado por meio das contribuições ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).

Contrariando o que algumas pessoas podem pensar, o processo para solicitar o auxílio-maternidade é bastante acessível. A condição principal é ter realizado pelo menos 10 contribuições mensais, estabelecendo uma carência mínima de 10 meses para se tornar elegível ao recebimento do benefício.

Quais são as situações cobertas pelo auxílio-maternidade?

O auxílio-maternidade para MEI cobre diversas situações relacionadas à maternidade. Veja quais são:

1. Parto de bebê vivo

Se você está grávida e espera o nascimento do seu bebê, pode solicitar o auxílio-maternidade a partir de 28 dias antes do parto, mediante apresentação de atestado médico. Você também pode fazer a solicitação após o parto, com a certidão de nascimento do bebê.

2. Parto de natimorto

Para casos de fetos que não sobrevivem após 20 semanas de gestação, é necessário apresentar a certidão de natimorto para solicitar o auxílio-maternidade.

3. Aborto espontâneo

Em situações de aborto não criminoso, o auxílio-maternidade é liberado mediante apresentação de atestado médico.

4. Adoção ou guarda legal

Se você adotou uma criança ou possui guarda legal de uma criança de até 12 anos, a documentação comprobatória da adoção ou guarda legal habilita o pedido do auxílio-maternidade.

Qual é a duração e valor do auxílio-maternidade para MEI?

De acordo com as orientações de Ana Luiza Santana, do Sebrae-SP, a MEI pode receber o auxílio-maternidade por um período de 120 dias, o que equivale a quatro parcelas mensais.

O valor do auxílio-maternidade é definido de acordo com o salário-mínimo vigente e não depende da renda mensal da empreendedora.

Esse suporte financeiro oferece a oportunidade de dedicar-se integralmente ao cuidado com o filho durante o período em que estiver afastada do trabalho formal como MEI.

No caso de eventos de aborto espontâneo, o decreto n° 3.048/99, art. 93, § 5º, estabelece um benefício por 14 dias, com um valor proporcional a esse período. Após esse período, a MEI pode retomar suas atividades.

O auxílio-maternidade também é direito dos pais MEI?

Sim, em circunstâncias específicas, os pais MEI também podem reivindicar o auxílio-maternidade. Isso ocorre se a gestante vier a falecer, permitindo ao pai receber o benefício a partir da data do óbito.

Além disso, na hipótese de adoção ou guarda monoparental de uma criança até 12 anos, o pai MEI também pode solicitar o auxílio, desde que comprove a situação.

Como solicitar o auxílio-maternidade sendo uma MEI?

A solicitação do auxílio-maternidade para MEI pode ser feita de forma simples e prática. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o sistema Meu INSS utilizando sua senha gov.br;
  2. Clique em “Novo Pedido”;
  3. Selecione a opção “Pensões e Auxílio-Reclusão e Salário-Maternidade”;
  4. Escolha entre as opções “Salário-Maternidade Urbano” ou “Rural” para trabalhadoras rurais;
  5. Siga as instruções até concluir a solicitação;
  6. Para formalizar o pedido, serão necessários documentos como CPF, comprovantes de contribuição ao INSS, certidões de nascimento, natimorto ou adoção, além de atestado médico em casos de aborto espontâneo.

Estar ciente dos seus direitos e estar preparada para o processo garante às MEIs a tranquilidade e o suporte necessários durante um dos momentos mais importantes da vida: a maternidade.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x