Aposentados de 60,61,62,63,64 anos pra cima são chamados pelo INSS em caráter de urgência; veja se você está na lista
Encarregado de efetuar diversos pagamentos aos aposentados e pensionistas do país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou há pouco a execução de uma significativa revisão de seus desembolsos. A ação foi implementada pela entidade visando reduzir os montantes gastos mensalmente com pagamentos.
Para isso, o INSS tem conduzido uma minuciosa análise de seus benefícios. No momento, a medida tem afetado principalmente os cidadãos brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além desses, também estão sendo impactados os indivíduos que recebem o auxílio-doença.
Conforme a avaliação inicial, o INSS detectou a presença de irregularidades em aproximadamente 45% dos pagamentos efetuados por meio do auxílio-doença. Agora, o órgão também está analisando os cadastros do BPC. Em breve, a revisão detalhada será estendida a outros benefícios.
Compreenda como funcionará o processo de revisão do INSS:
- Isso porque a análise minuciosa visa identificar possíveis irregularidades na concessão dos benefícios;
- Um dos pagamentos que poderá ser afetado é a aposentadoria por incapacidade permanente;
- Nela, o beneficiário adquire o direito de receber um pagamento mensal do INSS;
- Para isso, ele precisa passar por uma avaliação médica que deverá confirmar seu direito ao benefício;
- Contudo, caso o cidadão retome alguma atividade formal, ele poderá ter o pagamento suspenso;
- Por isso, espera-se que a revisão detalhada seja utilizada para identificar casos dessas eventuais irregularidades;
- Se a fraude for comprovada, o cidadão poderá ter o pagamento suspenso definitivamente.
Cronograma de depósitos do INSS em Setembro
Segurados que ganham 1 salário mínimo: Os depósitos para esse grupo iniciam em 24 de setembro, conforme o último número do benefício (desconsiderando o dígito verificador).
- Final 1: 24/09
- Final 2: 25/09
- Final 3: 26/09
- Final 4: 27/09
- Final 5: 30/09
- Final 6: 01/10
- Final 7: 02/10
- Final 8: 03/10
- Final 9: 04/10
- Final 0: 07/10
Segurados que recebem acima de 1 salário mínimo: Os depósitos acontecerão entre 1 e 7 de outubro, também de acordo com o número final do benefício, antes do traço.
- Finais 1 e 6: 01/10
- Finais 2 e 7: 02/10
- Finais 3 e 8: 03/10
- Finais 4 e 9: 04/10
- Finais 5 e 0: 07/10
Como descobrir o valor do benefício?
Os beneficiários que querem saber o montante exato que vão receber podem verificar o “Extrato de Pagamento” de várias maneiras:
- Por telefone: Telefonando para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Será preciso informar o número do CPF e confirmar alguns dados cadastrais.
- Pela internet: Entrando no portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), onde, após fazer login, o beneficiário pode acessar o serviço de “Extrato de Pagamento” para obter todos os detalhes do benefício.
- Pelo aplicativo: Usando o app Meu INSS. O processo é parecido com o do site, exigindo login e senha para acessar todas as informações e serviços disponíveis.