Aposentados cadastrados no INSS com CPF final 0 a 9 são pegos de surpresa com cortes em seus salários
A aposentadoria é um dos poucos benefícios do INSS que se mantém por toda a vida. Contudo, existem dois tipos de pagamento que podem ser suspensos após uma verificação realizada pela Previdência Social.
Essas modalidades são: o Benefício por Incapacidade Permanente, anteriormente conhecido como aposentadoria por invalidez; e a aposentadoria especial, também chamada de aposentadoria por insalubridade.
Em que situações o Benefício por Incapacidade Permanente pode ser suspenso?
O INSS suspende o Benefício por Incapacidade Permanente em casos específicos, quando há evidências de que o motivo que levou à aposentadoria não existe mais.
Esta é a maneira mais direta de se aposentar, pois requer apenas 12 contribuições previdenciárias e não tem idade mínima.
O trabalhador recebe esse benefício quando uma perícia médica comprova que ele não pode mais exercer suas funções anteriores, nem mesmo ser realocado em outra função na mesma empresa.
No entanto, o pagamento pode ser suspenso quando:
- O beneficiário volta a trabalhar enquanto recebe o Benefício por Incapacidade Permanente;
- O beneficiário abre uma empresa, mesmo como sócio, enquanto recebe o benefício;
- Durante a perícia médica bienal, é constatado que a condição de saúde que justificou a aposentadoria não existe mais.
Quando a aposentadoria especial pode ser suspensa?
A aposentadoria especial é concedida ao trabalhador exposto a agentes nocivos à saúde, seja a curto, médio ou longo prazo. Algumas profissões garantem o direito a esse tipo de aposentadoria.
Em profissões de alto risco, por exemplo, são necessários 15 anos de contribuição. Porém, o INSS monitora constantemente as informações sobre esses aposentados e pode suspender o benefício quando:
- O trabalhador que recebe aposentadoria especial retorna ao trabalho na mesma profissão insalubre que lhe garantiu a aposentadoria.
Diferentemente do Benefício por Incapacidade Permanente, neste caso é possível voltar a trabalhar, mas não na mesma área de insalubridade.
O que é o número do benefício do INSS?
O Número do Benefício (NB) do INSS é um código exclusivo que cada segurado recebe para cada benefício que possui.
O NB aparece na carta de concessão, tem 10 dígitos e é essencial para o segurado verificar detalhes sobre seus benefícios.
Com o NB, é possível consultar: pensão, aposentadoria, Benefício por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-doença), Auxílio-Acidente, entre outros.
Como descobrir se tenho benefício no meu CPF?
Para verificar se há algum benefício do INSS no seu CPF, acesse o site Meu INSS, entre na sua conta gov.br e busque por “Meus Benefícios”. Clique na opção que aparecer para ver seus benefícios.
Se você pediu um benefício recentemente e está esperando a aprovação, pode acompanhar o andamento na tela que surge após a busca.
Quem já recebe algum benefício pode vê-lo na tela inicial da plataforma, sem precisar procurar.
Como consultar benefício do INSS usando o CPF?
Para consultar o número do benefício INSS pelo CPF, siga estas etapas:
- Acesse o portal Meu INSS
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Entre na sua conta gov.br usando CPF e senha
Assim, você verá seus benefícios e seus números. Mas há outras maneiras de consultar seu benefício previdenciário pelo CPF. Confira todas a seguir.