Direitos do TrabalhadorGeralINSS

Aposentadoria por invalidez tem alteração confirmada hoje (15/09) e você precisa ficar atento

Alterações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional) na aposentadoria por invalidez asseguram que o benefício alcance quem realmente necessita. Mudanças já valem para novos benefícios desde o início deste ano. Veja o que mudou e como você pode ser beneficiado.

Aposentadoria por invalidez tem alteração confirmada hoje (15/09) e você precisa ficar atento
Aposentadoria por invalidez tem alteração confirmada hoje (15/09) e você precisa ficar atento – Imagem: Reprodução.

A aposentadoria por invalidez ganhou novo nome: Benefício por Incapacidade Permanente. Esse tipo de aposentadoria é concedido pelo INSS aos segurados que atendem certos requisitos básicos, sendo o principal a impossibilidade de voltar ao trabalho.

Novidades na aposentadoria por invalidez

Uma das principais mudanças ocorreu na perícia médica do INSS. Esse procedimento busca confirmar que a incapacidade é permanente e total.

Caso não seja total, o trabalhador pode ser encaminhado para reabilitação profissional, processo que explico em outro artigo.

Atestmed

Um ponto importante que todos devem saber antes de solicitar essa aposentadoria é que ela é concedida a partir do auxílio-doença. Não é possível obter o benefício permanente sem passar pelo temporário.

Para pedir o Benefício por Incapacidade Temporária, o INSS oferece o Atestmed, também chamado de perícia documental. Esse processo ajuda a reduzir filas e agiliza a aprovação do auxílio.

Por outro lado, o auxílio-doença é alvo do pente-fino do INSS, podendo resultar em suspensão. O INSS já cancelou o benefício de 45 mil pessoas, entenda o motivo.

Alteração no valor da aposentadoria por invalidez

O valor do benefício também mudou. Atualmente, os beneficiários recebem 60% do valor da contribuição. Há um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

O valor mínimo continua sendo um salário mínimo. Em outro artigo, explico como transformar o auxílio-doença em aposentadoria, confira.

Calendário de pagamentos do INSS para setembro

O cronograma é organizado pelo número final do benefício e o valor recebido. Quem recebe até um salário mínimo tem seus pagamentos iniciados antes dos que recebem valores maiores.

Para quem recebe um salário mínimo

  • Final 1: 24 de setembro
  • Final 2: 25 de setembro
  • Final 3: 26 de setembro
  • Final 4: 27 de setembro
  • Final 5: 30 de setembro
  • Final 6: 01 de outubro
  • Final 7: 02 de outubro
  • Final 8: 03 de outubro
  • Final 9: 04 de outubro
  • Final 0: 07 de outubro

Para quem recebe acima do salário mínimo

  • Finais 1 e 6: 01 de outubro
  • Finais 2 e 7: 02 de outubro
  • Finais 3 e 8: 03 de outubro
  • Finais 4 e 9: 04 de outubro
  • Finais 5 e 0: 07 de outubro

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x