FIM da esperada agora: Aposentadoria do INSS aos 50 anos recebe confirmação e você pode ir atrás HOJE (13/04)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por conceder aposentadorias, pensões e auxílios ligados à Previdência Social no Brasil. Recentemente, uma mudança na regulamentação trouxe uma ótima notícia para muitos segurados: a possibilidade de adquirir a aposentadoria aos 50 anos.
Em 2019, a Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas para o sistema de aposentadorias no Brasil. Uma dessas mudanças foi a possibilidade de adquirir a aposentadoria aos 50 anos, desde que sejam cumpridos alguns requisitos específicos.
Segundo informações oficiais, o INSS destacou que essa nova regra contempla exclusivamente as mulheres. Anteriormente, as mulheres podiam requerer a aposentadoria somente aos 60 anos.
Com a Reforma, a cada ano é adicionado meio ano nesse período de transição, o que significa que atualmente as mulheres precisam ter 62 anos e seis meses para se aposentar. Já para os homens, a idade mínima é de 65 anos.
Além disso, é importante mencionar a regra do “pedágio”, que é equivalente a 50% do tempo que faltava para completar o período mínimo de contribuição até 2019.
Essa regra afeta exclusivamente os segurados que precisavam de apenas mais dois anos para atingir o tempo mínimo de contribuição naquele ano.
Aposentadoria por tempo de contribuição e outras regras
Apesar das mudanças trazidas pela Reforma da Previdência, ainda é possível se aposentar com 50 anos, desde que se encaixe em alguma das regras de aposentadoria que não exigem o cumprimento de idade mínima.
Uma dessas regras é a aposentadoria por incapacidade permanente, que é concedida quando não há possibilidade de readaptação do segurado, impossibilitando-o de continuar trabalhando.
Para se aposentar em 2024, é necessário atingir uma pontuação mínima estabelecida pelo fator previdenciário. Segundo o INSS, essa pontuação mínima é de 91 pontos para mulheres com 62 anos e 15 anos de contribuição.
É importante ressaltar que é possível fazer uma simulação no aplicativo “Meu INSS” para verificar sua pontuação e se você já atingiu os requisitos necessários para aposentadoria.
Cronograma de pagamento do 13º salário do INSS em 2024
Além da aposentadoria, os beneficiários do INSS também recebem o 13º salário. Em 2024, o cronograma de pagamento é o seguinte:
- Para beneficiários que recebem até 1 salário mínimo:
- Primeira parcela: a partir do dia 24 de abril.
- Segunda parcela: a partir do dia 24 de maio.
- Para beneficiários que recebem mais de 1 salário mínimo:
- Primeira parcela: a partir do dia 2 de maio.
- Segunda parcela: a partir do dia 3 de junho.
A possibilidade de adquirir a aposentadoria aos 50 anos é uma excelente notícia para muitos segurados do INSS. Com as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência, é importante estar ciente dos requisitos e das regras específicas para poder se beneficiar dessa nova regulamentação.
Para verificar sua pontuação e se você já atingiu os requisitos necessários para aposentadoria, recomendamos que faça uma simulação no aplicativo “Meu INSS“. Lembre-se também de ficar atento ao cronograma de pagamento do 13º salário do INSS em 2024.
Agora que você conhece os detalhes sobre a aposentadoria do INSS aos 50 anos, não deixe de buscar mais informações e orientações junto ao órgão para garantir seus direitos previdenciários.