EconomiaGeral

URGENTE! Anvisa bate o martelo oficialmente e proíbe marcas famosas de sal e manteiga em mercados brasileiros; veja a lista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou o uso de alguns alimentos para proteger a saúde dos consumidores.

Três produtos foram considerados impróprios: manteiga, sal e fígado de frango. Os avisos foram emitidos em diferentes momentos de 2024, causando apreensão entre os compradores. Veja mais detalhes a seguir!

URGENTE! Anvisa bate o martelo oficialmente e proíbe marcas famosas de sal e manteiga em mercados brasileiros; veja a lista
URGENTE! Anvisa bate o martelo oficialmente e proíbe marcas famosas de sal e manteiga em mercados brasileiros; veja a lista – Imagem: Reprodução.

Produtos retirados das prateleiras pela Anvisa

A retirada do Sal Moído Refinado Iodado União, fabricado pela Maranata Salineira do Brasil Ltda, aconteceu em maio deste ano. Segundo a Resolução-RE nº 1.689, publicada em 06/05/2024, o produto não tinha níveis adequados de iodo, podendo causar bócio.

A manteiga comum com sal da marca Coopernova foi suspensa em junho, devido a problemas no lote N° 0009/3675, produzido entre 28/03/2024 e 05/04/2024. O problema estava ligado à pasteurização lenta do creme, essencial para eliminar microrganismos e garantir a segurança do produto final.

O fígado de frango também foi notificado pela Anvisa no mesmo período, após a descoberta de altos níveis da bactéria Escherichia coli no lote 284-2, congelado da marca Ave Nova. Essa bactéria pode causar infecções alimentares sérias.

Os produtos foram marcados por apresentarem risco à saúde, podendo provocar sintomas como vômito, febre e diarreia. O objetivo da notificação é assegurar que os alimentos vendidos atendam aos padrões de segurança.

A Anvisa age com medidas de segurança e monitoramento após receber denúncias técnicas. Em seguida, faz o acompanhamento intenso dos alimentos e realiza inspeções regulares para garantir o cumprimento das normas sanitárias.

A Agência destaca a importância dos consumidores denunciarem qualquer suspeita nos produtos consumidos, para manter os padrões de qualidade dos alimentos.

De acordo com o portal Monitor do Mercado, do Terra, as empresas que tiveram lotes proibidos de venda continuam suas operações focando em lotes específicos.

O que fazer se tiver um produto proibido pela Anvisa?

Anvisa possui padrões próprios de higiene e regulamentação para autorizar a comercialização de produtos no país. No caso deste leite em pó, mesmo seguindo os padrões, alguns lotes estavam contaminados.

Se você adquiriu uma lata em um país vizinho e a possui, as orientações são:

  • Informar o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da sua cidade;
  • Registrar uma reclamação à Anvisa através do portal Gov.br, no sistema e-Notivisa.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x