NOTÍCIA JOIA HOJE (05/02): Antecipação do FGTS é confirmada para os trabalhadores em fevereiro; veja como fazer
A antecipação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), uma modalidade de saque que vem ganhando espaço no Brasil, permite que o cidadão antecipe o seu pagamento anual.
A saber, a antecipação do FGTS é um recurso do Governo Federal que possibilita ao cidadão sacar anualmente uma parcela do fundo durante o mês do seu aniversário. No entanto, é válido destacar que é permitido também a antecipação de diversas parcelas de uma vez só.
De acordo com a instituição bancária escolhida, o valor pode ser recebido imediatamente na conta do cliente. Esta facilidade está disponível em várias instituições financeiras.
Bancos que oferecem a antecipação do FGTS
A seguir, apresentamos uma análise dos principais bancos que oferecem o adiantamento do FGTS:
- Nubank: Este banco, com milhões de clientes, permite o saque de até 12 parcelas do FGTS. O pedido pode ser feito diretamente no aplicativo. A taxa de juros cobrada é de 1,30% ao mês;
- Inter: Esta instituição possibilita a antecipação de até 10 parcelas. Para tal, é cobrada uma taxa de 1,79% ao mês para o saque de contas ativas ou inativas do FGTS;
- PicPay: As taxas de juros neste banco digital são de 1,29% ao mês. É possível adiantar até sete parcelas;
- C6 Bank: Permite a liberação de até 10 parcelas. A taxa de juros varia de acordo com o perfil do cidadão;
- Neon: Antecipa até seis parcelas anuais do fundo de garantia. A taxa cobrada para o processo é de 1,99% ao mês;
- Next: Realiza uma cobrança de juros de 1,99% ao mês. A quantidade de parcelas liberadas varia de acordo com o valor disponível em conta;
- Digio: Libera até dez parcelas de uma única vez. Para tal, cobra uma taxa de juros a 1,99% ao mês;
- Will Bank: Tem uma taxa de juros de 1,89% ao mês. O número de parcelas que serão pagas varia de acordo com o saldo disponível.
Como funciona a antecipação do FGTS na Caixa?
Para solicitar a antecipação do FGTS, é necessário atender a certos requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica. Primeiramente, é preciso ter uma conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, e ter aderido à modalidade de saque-aniversário.
Ademais, é necessário possuir uma conta corrente ou poupança na Caixa, exceto as contas Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil. Também é importante estar com o CPF em situação regular na Receita Federal e não ter um empréstimo em atraso com a instituição.
O valor mínimo para a antecipação do FGTS é de R$ 500, sendo que cada resgate antecipado deve ser igual ou superior a R$ 300.
Quem tem direito à antecipação do FGTS?
Para solicitar a antecipação do FGTS, é necessário atender a certos requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica.
Além de ter uma conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, e ter aderido à modalidade de saque-aniversário, é necessário ser maior de 18 anos ou emancipado e possuir uma conta corrente ou poupança na Caixa, exceto as contas Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil.
Também é importante estar com o CPF em situação regular na Receita Federal e não ter um empréstimo em atraso com a instituição.