Antecipação do Bolsa Família de outubro foi confirmada e cai como um presente para quem tem NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) confirmou que o Bolsa Família será antecipado em outubro. Na verdade, até dezembro deste ano, muitas pessoas receberão o auxílio adiantado em suas contas.

A antecipação do Bolsa Família ocorre quando há decreto de calamidade pública em alguma parte do país. O objetivo do governo é ajudar famílias vulneráveis que estão passando por dificuldades.

Com o dinheiro chegando antes, elas poderão pagar as despesas causadas pela situação de emergência. Isso inclui casos como: inundações, deslizamentos, seca severa, rompimento de barragens e outros problemas.

Antecipação do Bolsa Família de outubro foi confirmada e cai como um presente para quem tem NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9
Antecipação do Bolsa Família de outubro foi confirmada e cai como um presente para quem tem NIS 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 – Imagem: Reprodução.

Quem receberá o Bolsa Família antecipado em outubro?

O governo federal ainda não confirmou quem terá o Bolsa Família antecipado em outubro. Isso porque, antes da data de liberação do benefício, marcada para 18 deste mês, será avaliado onde há decreto de calamidade pública.

No entanto, em setembro, o adiantamento aconteceu em pelo menos cinco estados e mais de 600 cidades. Foram eles:

  • Amazonas;
  • Acre;
  • Roraima;
  • Rio Grande do Sul;
  • São Paulo.

Portanto, é possível que as mesmas cidades estejam enquadradas para receberem o valor antecipado.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em outubro

O calendário de pagamentos do Bolsa Família usa como referência o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Assim, a cada dia útil um grupo diferente recebe o dinheiro na conta.

Porém, quando há antecipação, todos recebem o benefício no primeiro dia do calendário, não importando seu número de identificação social. A grande vantagem da antecipação é justamente essa possibilidade, evitando que o cidadão espere até o fim.

Pagamento cai dia 18 de outubro, independente do NIS.

Número final do NISData de pagamento
118 de outubro – data da antecipação.
221 de outubro
322 de outubro
423 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
728 de outubro
829 de outubro
930 de outubro
031 de outubro

Como consultar Bolsa Família

Confira as possibilidades:

  1. App do Bolsa Família: O app oficial do programa permite verificar se você foi aceito no Bolsa Família. É só entrar com seu CPF ou NIS e checar o andamento do seu cadastro.
  2. App do CadÚnico: O Cadastro Único (CadÚnico) escolhe quem recebe o Bolsa Família. O app do CadÚnico também deixa você ver se entrou no programa.
  3. Site Cidadão da Caixa: O Portal Cidadão da Caixa é mais uma forma de saber se você entrou no Bolsa Família. Acesse o site, entre com seu CPF ou NIS e veja como está seu cadastro.
  4. App Caixa Tem: O app Caixa Tem, usado para outros programas sociais, também tem a opção de consultar se você foi aceito no Bolsa Família. Entre com seu CPF ou NIS para conferir.
  5. Telefone 121 do MDS: O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem um número de atendimento, o 121, onde você pode perguntar se entrou no Bolsa Família.
  6. Central da Caixa: Você também pode ligar para a Central da Caixa no 111 e ver se seu cadastro foi aprovado.
Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.